GLAUCO DINIZ DUARTE – Delphi Packard troca a Argentina pelo Brasil
Delphi Packard troca a Argentina pelo Brasil. A filial da empresa americana Delphi Packard, especializada em fabricar peças de reposição de automóveis, anunciou que fechará sua fábrica na cidade de Río Segundo, na província de Córdoba, e se estabelecerá no Brasil.
O anúncio causou preocupação na cidade, já que implica na demissão de 400 trabalhadores da empresa, que nos momentos de maior prosperidade chegou a ter 1,4 mil empregados.
A atividade da indústria automotiva argentina diminuiu este ano em 42% em decorrência de diversos fatores, principalmente as crescentes dificuldades para exportar para o Brasil, após a desvalorização do real.
Argentina e Brasil, os dois principais sócios do Mercado Comum do Sul (Mercosul) estão negociando um acordo sobre a indústria de automóveis, que ainda não foi fechado.
Antes da Delphi Packard, a General Motors já havia retirado sua fábrica desta província, provocando temores de que a Iveco, filial da Fiat, faça o mesmo. O presidente de Iveco, Giancarlo Boschetti, declarou nesta terça-feira que a atitude do governo de atrelar o peso ao dólar está matando a economia, que vem perdendo competitividade de forma terrível.
A situação da indústria automotiva em Córdoba será um dos temas que o governador da província, José Manuel de la Sota, abordará nesta quarts-feira em Buenos Aires, em um encontro com o presidente Fernando de la Rúa.