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GLAUCO DINIZ DUARTE – GNV: 7 mitos sobre motores movidos a gás natural
Economia é um dos principais motivos que levam motoristas a optar pela instalação do kit de GNV em seus automóveis.
A opção, no entanto, faz surgir vários mitos. Quem nunca ouvir dizer que o GNV prejudica a vida útil do veículo ou que causa perda de potência do motor? Essas e outras questões são fruto da falta de conhecimento sobre o assunto. Para que não restem dúvidas, em parceria com a Gas Natural Fenosa, reunimos os principais mitos e esclarecemos cada um deles.
7 mitos sobre carro movido a gás natural
As conversões a GNV afetam o desempenho do veículo
O desempenho de um veículo a gás veicular depende da qualidade de cada uma das partes do processo de instalação: a capacidade técnica da oficina instaladora, técnicos da oficina, a tecnologia do Kit GNV adequada ao veículo, a qualidade dos componentes instalados e o serviço pós venda oferecido. Por isso, uma conversão por si mesma não afeta o desempenho de um veículo e, sim, a qualidade da conversão realizada. Além disso, o gás natural – por ter uma queima mais limpa – mantém as partes vitais do motor livre de resíduos, o que pode gerar um maior período entre as manutenções.
Os veículos com GNV perdem potência
Atualmente estão disponíveis no mercado equipamentos modernos para a conversão dos veículos, que com seu desenvolvimento tecnológico minimizam a perda de potência ao ponto de ser quase imperceptível para o motorista. Pode-se comparar com mesma perda gerada pelo uso do ar acondicionado.
Meu veículo já tem etanol, já economizo
Na verdade, o rendimento do gás é maior que o do etanol. Hoje, trabalha-se com a referência de 7km/etanol e 14km/GNV. Ou seja, apesar dos preços de bomba muitas vezes estarem simulares entre os dois combustíveis, o GNV é ainda mais econômico. Esta é a realidade mais perceptível para a região de São Paulo. No Estado do Rio de Janeiro, ainda há o desconto de 62,5% sobre IPVA, ficando ainda fácil a identificação da economia gerada com o GNV.
Não existe oferta de veículos com GNV vindo de fábrica
A Fiat produz o modelo Siena Tetrafuel que já vem de fábrica com o kit GNV instalado. Além disso, algumas concessionárias asseguram a garantia do veículo quando a conversão é gerenciada pelos proprietários em convertedoras parceiras.
Não há estações de gás suficientes para atender a demanda dos veículos
No início da comercialização do GNV, de fato, formavam-se filas para abastecimento, pois não havia tantos postos GNV. No entanto, no decorrer dos anos muito se investiu e hoje são mais de 550 postos nos Estados do RJ e de SP. Podemos afirmar então que não é mais real a ideia de filas para abastecimento.
Vou perder espaço no porta-malas do meu carro
O suporte para cilindro pode ser instalado no porta-malas, caçamba (pick-up) ou por baixo do carro. Os três processos de fixação devem estar em conformidade com a Norma Brasileira NBR 11353-5.
O gás natural não é seguro
O GNV segue rígidos processos de segurança, passando por duas vistorias anuais e um teste de cilindro a cada cinco anos. Além disso, o GNV se dissipa no ar.
Vale ainda destacar que o gás natural veicular compensa não apenas pelo menor preço, sua queima é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. É, portanto, uma alternativa que ajuda a melhorar a qualidade do ar de nossas cidades e, consequentemente, a qualidade de vida.
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