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GLAUCO DINIZ DUARTE – Elétrico

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GLAUCO DINIZ DUARTE – Elétrico

GLAUCO DINIZ DUARTE – Toyota começa testes com 1º híbrido elétrico flex do mundo e ‘sonha’ com sua produção no Brasil

A Toyota começou nesta segunda-feira (19) os testes práticos nas ruas com o 1º híbrido elétrico do mundo. Uma unidade do Prius com a tecnologia flex vai rodar 1.500 km, de São Paulo até Brasília, para analisar o comportamento com etanol.

“Meu sonho é que a Toyota possa produzir híbridos no Brasil”, disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

Apesar de ainda não ter uma data para que o Prius flex ou outro modelo híbrido com sistema bicombustível chegue às lojas, a montadora confirma que o objetivo é realmente vender carros com o sistema no Brasil.

“A ideia é essa (que o carro chegue ao consumidor). O mundo está caminhando para novas tecnologias, e o Brasil e América Latina não vão ser uma exceção”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil.

Além disso, o uso de motores híbridos, a combustão e elétrico, com tecnologia flex deve chegar a outros modelos da linha Toyota.

O Prius é o veículo híbrido mais vendido no Brasil. O modelo custa cerca de R$ 127 mil e teve venda de cerca de 2 mil unidades no ano passado.

IPI é uma barreira para híbridos e elétricos

Atualmente, carros totalmente elétricos têm uma alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 25%, enquanto os modelos híbridos têm taxação de 13%.

As montadoras tentam junto ao governo redução do IPI dos híbridos e elétricos para 7%, mesma alíquota cobrada dos modelos de motor 1.0.

“É um tema que precisa ser estudado, ele está dentro do Rota 2030”, afirmou Rafael Chang, presdidente da Toyota do Brasil. Ele se refere ao programa de incentivo às montadoras no Brasil, que está em negociação com o governo.

Em janeiro passado, o ministro Marcos Jorge havia dito que o governo baixaria o imposto desses veículos antes mesmo de anunciar o Rota 2030, que ainda espera aval do presidente Michel Temer.

Como é o Prius flex?

A Toyota ainda não divulgou detalhes mecânicos e de tecnologia do Prius flex, mas ele usa como base a versão à gasolina da atual geração.

Utilizando um motor 1.8 a gasolina e outro elétrico, pode fazer 18,9 km/l, rodando pela cidade, e 17 km/l, em rodovias.

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