GLAUCO DINIZ DUARTE – Como funciona o modelo de excelência de gestão (MEG)?
Qual gestor ou empreendedor não quer que sua empresa seja excelente em tudo que produz e entrega? A notícia boa é que esse desejo não é impossível de ser realizado.
Ao contrário do que muitos costumam dizer, para uma empresa ser excelente no que produz e entrega, ela não precisa ser de classe mundial. É preciso ter um modelo de gestão que seja eficaz para que o reconhecimento apareça e a marca consiga chegar ao mesmo patamar das demais empresas que apresentam o que chamamos de MEG (Modelo de Excelência de Gestão).
Considerando que o MEG é uma referência de gestão, ele é literalmente um modelo extraordinário a seguir. O interessante é a infinidade de organizações que podem adotar essas práticas, empresas de todo porte (pequenas, médias e grandes) conseguem trabalhar esse modelo e obter resultados maravilhosos.
E o que é o MEG?
Desmembrando a sigla MEG, obtemos o nome: Modelo de Excelência de Gestão, um modelo que é referência no mercado e que consegue atingir diversos padrões de empresas.
Existem algumas características que podem facilitar o entendimento do que é esse método de gestão:
É um modelo que trabalha pelo meio da melhoria contínua, exercendo o aprendizado de forma constante, ou seja, o MEG é considerado como um modelo sistêmico de gestão empresarial;
Considerado como uma referência de aprendizado que não precisa de prescrição para implementar suas práticas, o MEG faz questionamentos que “obrigam” o exercício da reflexão em relação à gestão que está sendo empregada na organização.
O MEG possibilita que inúmeras organizações se adequem às suas práticas de gestão e aos conceitos que classificam uma empresa na classe mundial. O Modelo de Excelência de Gestão tem como objetivo estimular que a empresa em questão tenha respostas e resultados através de uma gestão elaborada e competitiva.
Com base nas características citadas acima, é possível refletirmos sobre os benefícios que surgem ao aplicar o modelo MEG como estratégia de gestão em uma empresa.
Veja os benefícios do Modelo de Excelência de Gestão – MEG
A competitividade e a sustentabilidade são estrategicamente promovidas dentro da empresa;
A gestão passa a ter um referencial real e palpável;
O aprendizado organizacional se torna mais elaborado e eficiente;
O método avalia e melhora a gestão de forma compreensiva;
Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas;
Mensura os resultados do negócio de forma objetiva;
A visão sistêmica dos executivos é exercitada para desenvolver habilidades específicas;
Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas;
Incorpora a cultura da excelência;
Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial;
Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão;
Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.
Através dessas características e dos benefícios que o MEG nos apresenta, é possível entender que a empresa que adota esse método possui uma evolução financeira significativa.