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GLAUCO DINIZ DUARTE 4 pilares da Gestão Empresarial
A Gestão Empresarial é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma organização. Ter conhecimento de todas as peças que compõem a engrenagem de uma empresa é tarefa primordial para qualquer gestor.
Muitos empresários pecam em não contar com um bom planejamento, equipe técnica qualificada e ferramentas de gestão e controle para dar suporte às decisões. Porém, sabemos que gerenciar uma organização não é algo simples para a maioria das pessoas.
Pensando nisso, escrevemos este post para apresentar os 4 pilares da Gestão Empresarial: Gestão Financeira, Gestão de Indicadores, Controle da Contabilidade e Lucratividade. Nele, você encontrará as melhores práticas utilizadas no mundo dos negócios. Acompanhe!
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Gestão Financeira
A falta de uma gestão financeira bem estruturada representa um dos fatores que mais contribuem para o insucesso das pequenas e médias empresas, levando muitas delas à falência em períodos curtos de tempo. Ao contrário, uma gestão financeira eficiente tem o poder de alavancar os resultados e garantir que a empresa possa crescer de forma sustentável ao preparar o terreno para que isso aconteça com tranquilidade.
Uma gestão financeira bem estruturada pode garantir o aumento do patrimônio da empresa, uma vez que gere lucro líquido com uma taxa satisfatória para o tipo do negócio. Mas não é só isso. Algumas funções que fazem parte da gestão financeira proporcionam um bom desenvolvimento econômico para sua empresa:
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Planejamento e análise das finanças: o monitoramento de resultados ajudará na geração de relatórios que permitirão uma análise detalhada das finanças para projetar resultados futuros e planejar ações com foco em melhorias;
• Otimização dos recursos financeiros: identificar e analisar as oportunidades de captação de recursos financeiros existentes para diversificar as fontes e utilizá-las com consciência e planejamento;
• Equilíbrio entre o crédito e cobrança: garantir o recebimento dos créditos concedidos, bem como analisar profundamente as opções e necessidades para uma eventual concessão de crédito;
• Maior controle de caixa: registrar e controlar tudo o que entra e sai do caixa da empresa para manter o saldo sempre positivo;
• Eficiência no controle de contas a receber e contas a pagar: garantir que receberá pelas vendas realizadas a prazo para poder programar o pagamento das compras que a empresa fizer a prazo e outras que vencerão no futuro.
Cerca de 90% das tarefas realizadas na gestão financeira são realizadas de forma manual, comprometendo um tempo crucial que o gestor poderia investir no planejamento estratégico. A dica aqui é reservar as tarefas mais importantes, como autorizações de emissão de notas fiscais, conciliação bancária e geração de boletos, e direcionar todas as outras para um software de gestão financeira realizar por você.
O sistema ERPFlex, por exemplo, foi desenvolvido para simplificar as operações das empresas e automatizar suas rotinas, liberando tempo para o gestor dedicar ao que realmente importa. Uma ferramenta de gestão financeira online possibilita que o empresário faça o gerenciamento de qualquer lugar e a qualquer momento, dispondo de tempo para focar no crescimento e evolução do negócio.
Outra vantagem de utilizar um software de gestão financeira online é a credibilidade dos dados e a geração de relatórios com informações precisas. Com processos que garantem a entrada e registro correto dos dados, os relatórios possuem informações confiáveis e permitem que você decida com muito mais segurança às próximas ações do negócio.
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Gestão de Indicadores
Os Indicadores de Desempenho têm papel de protagonismo na gestão empresarial. Eles fornecem dados organizados e estruturados, e são fundamentais no embasamento das tomadas de decisões necessárias em uma empresa.
Se sua organização está buscando excelência na Gestão Empresarial, certamente o trabalho de confecção e acompanhamento de Indicadores de Desempenho faz ou fará parte de sua caminhada rumo a uma gestão “best-in-class”.
E engana-se quem acredita que a gestão de indicadores seja algo apenas para grandes empresas, ou mesmo quem pensa que essa é uma fase mais avançada na gestão. Muito pelo contrário! Os KPIs (Key Perfomance Indicator, ou indicador chave de desempenho) devem ser considerados desde o primeiro momento em que você começa a pensar a estruturar a Modelagem Financeira e Orçamentária de sua empresa.
De maneira bem sintética, podemos afirmar que um Indicador é um valor quantitativo que possibilita à empresa medir o que está sendo executado e gerenciar de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais ou departamentais planejadas.
Como o próprio nome nos induz a concluir, um indicador é uma métrica que indica algo útil, relevante, e que ajuda na tomada de decisões. E este é um ponto importante: um Indicador Chave precisa ser útil para ajudar a entender se a empresa está caminhando no sentido de atingir um objetivo maior. Do contrário, são apenas estatísticas e métricas.
É preciso muita atenção na hora de escolher quais indicadores utilizar em sua empresa. Indicadores mal definidos podem gerar decisões equivocadas. Busque sempre criar Indicadores Inteligentes, que reflitam a estratégia e a realidade da organização.
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Controle da Contabilidade
A relevância das PME’s no cenário empresarial brasileiro é enorme. Uma parcela considerável da receita e dos empregos gerados no país passam pelas transações conduzidas pelos pequenos e médios empreendedores, que precisam focar no núcleo de suas atividades para garantir a saúde de seus negócios. Porém, o cenário disputado do mercado nacional vem elevando o nível dessa missão continuamente, colocando o gestor contra a parede ao lidar com demandas administrativas complexas e questões financeiras do dia a dia da empresa, como controle de custos, gerenciamento de estoques e quitação de despesas enquanto aguarda recebimentos combinados a prazo.
A contabilidade é uma arma efetiva contra os obstáculos diários de suas atividades, pois estamos falando de uma ciência que possui recursos para ajudá-lo em temas como controle de gastos, fluxo de caixa e tomada de decisões. No entanto, o acesso a essas informações, por vezes, não é tão facilitado em sua rotina, seja pela dificuldade de comunicação com o contador ou pela carga de responsabilidades que impedem estudos mais aprofundados.
É importante que você esteja em sintonia com seu contador e questione as informações geradas por esse profissional. Se você terceirizou essa atividade, verifique os recursos que o escritório utiliza para elaborar os dados e transmitir as obrigações fiscais. Procure saber em qual regime tributário está a sua empresa, porque essa decisão foi tomada e se existe uma opção mais vantajosa no momento.
Agende reuniões para debater as demonstrações contábeis, pois, por meio de uma análise mais minuciosa, esses documentos podem gerar informações valiosas para a gestão do negócio. A contabilidade e a gestão devem andar de mãos dadas, pois ambas trocam informações relevantes para a tomada de decisão. Considere o uso de softwares automatizados para maximizar os resultados obtidos por cada um e levar sua empresa ao topo do mercado.
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Lucratividade
Para avançar na gestão da sua empresa de forma sustentável, visando reduzir custos e ampliar as vendas é preciso investir em formas de aumentar a lucratividade. Independentemente do cenário de um país, melhorar a performance da empresa e aumentar a produtividade é sempre um objetivo.
Existem três formas de ampliar a lucratividade da sua empresa:
Mude a cultura: O primeiro passo é empreender uma mudança de cultura da empresa. Somente ao mudar o que existe de mais profundo em seu negócio que você conseguirá aumentar os lucros de maneira estruturada.
Reduza custos: A equação é simples: o lucro corresponde ao quanto você vende (menos) o quanto você gasta. Assim, se você diminui o quanto gasta e mantém o faturamento, o resultado é mais lucro.
Aumente as vendas: Se uma das formas de aumentar os lucros é reduzir os custos, a outra é aumentar diretamente as vendas. Ao agir de maneira a aumentar o faturamento, e com menos custos envolvidos por venda, maior será o lucro alcançado no final.
Conclusão
Contar com uma Gestão Empresarial eficiente é o caminho certo para o sucesso do seu negócio. Isso se deve principalmente ao aproveitamento de oportunidades e à visão de longo prazo. Tudo o que você aprendeu até aqui só terá validade se começar a agir – caso contrário, não passará de uma teoria. Por isso, comece hoje mesmo o seu plano de ação e invista na profissionalização de sua Gestão Empresarial!
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