
GLAUCO DINIZ DUARTE Gestão empresarial de capital natural: valor, preservação e bem-estar
Até o dia 29 de junho, empresas e outras organizações podem se inscrever na Chamada de Casos de Gestão Empresarial de Capital Natural – iniciativa da Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE), do FGVces, e Projeto TEEB RL – que convida os participantes a compartilharem seus casos de processos, práticas, sistemas e estratégias empresariais que gerem valor para a organização e preservação dos ecossistemas, e o bem-estar das populações.
O objetivo é identificar iniciativas de inserção do capital natural – organismos vivos, ecossistemas e seus fluxos de benefícios, como água doce, florestas, oceanos e polinização – na gestão empresarial, e reconhecer e evidenciar boas práticas empresariais no tema. Os casos selecionados serão descritos e publicados na P22ON e divulgados em evento de lançamento na FGV São Paulo, contribuindo para a troca de experiências, criação de uma rede de interessados no tema e impulsionando o tema no Brasil.
Um dos apoiadores da chamada é a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, convidada a participar devido à experiência da instituição com a Chamada de Casos de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), realizada em 2017, e que buscou iniciativas inovadoras de SbN. Segundo o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação, Guilherme Karam, apesar da grande importância, a gestão empresarial do capital natural é um assunto ainda pouco tratado e praticado no meio empresarial. “O apoio a essa iniciativa é uma forma de abordar de forma criativa essa temática e identificar práticas e exemplos que possam inspirar outras empresas”, revela Karam.
Para o coordenador, iniciativas como essa são importantes para que o meio empresarial passe a entender sua dependência do capital natural e identifique as formas mais adequadas de gestão, com o intuito de garantir a continuidade do negócio. “Sabemos que as empresas tanto impactam (positiva ou negativamente) quanto dependem dos ecossistemas e serviços providos pelos mesmos. Por isso, a gestão adequada do capital natural gera valor para a própria empresa, além de contribuir para a proteção, preservação e restauração da natureza e para o bem-estar das populações que dela dependem”, avalia Guilherme Karam.



