Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Investe

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Investe-300x213
GLAUCO DINIZ DUARTE Investe

GLAUCO DINIZ DUARTE  Sua empresa investe em gestão da qualidade?

Para que uma empresa se consolide em seu mercado de atuação, atentar para a gestão da qualidade é um requisitos fundamentais. Afinal de contas, o que faz um consumidor comprar e se tornar cliente recorrente de uma marca é sua satisfação a respeito da qualidade do atendimento, dos produtos e de todos os outros processos que envolvem uma organização.

Do que se trata a gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é um modelo de administração que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de todos os processos organizacionais. Ela passa por todas as etapas de uma organização, desde a gestão, escolha de fornecedores e de matéria prima, contratação de colaboradores, métodos de produção, atendimento, entre outros.

Em função dos diversos aspectos a serem observados por essa gestão foi criado o conceito de sistema de gestão da qualidade (SGQ). Esse sistema envolve todos esses fatores e propicia à empresa o controle dos seus processos, de forma com que de acordo com um padrão de excelência, o qual deve ser seguido por todos os colaboradores. Isso evita queda na qualidade dos produtos e serviços e, ainda, contribui com a sua melhoria.

Um boa referência de padrões de excelência que as organizações buscam alcançar é o da normativa NBR ISO 9001, a qual orienta às empresas a fixarem seus processos de maneira bem definida, para que seja possível acompanhá-los e melhorá-los de forma constante.

Qual a sua importância?

Além de criar padrões de excelência em todos os processos de uma empresa, como citamos, a gestão da qualidade proporciona diversos outros benefícios. Veja alguns deles:

Melhor desempenho empresarial

Ao contar com um sistema de gestão da qualidade, uma organização tem muito mais controle sobre o andamento de todas as suas atividades. Dessa forma, pode realizar melhorias contínuas, as quais só irão contribuir para um melhor bons resultados.

Implementação de boas práticas

Quando uma empresa tem um padrão a seguir, automaticamente torna os processos mais enxutos, reduz gastos e garante sua linha de produção de acordo com um cronograma pré-estabelecido. Ou seja, realiza uma série de boas práticas que contribuem para o seu sucesso.

Produtividade

Como a gestão da qualidade estabelece as responsabilidades de cada setor dentro de uma empresa de maneira padronizada, fica muito mais fácil evitar o retrabalho e se ganhar tempo, fazendo que haja mais produtividade.

Melhora na comunicação interna

Para que gestão da qualidade seja realmente eficiente, é preciso que todos os colaboradores sejam envolvidos, independentemente de seu nível  hierárquico. E isso inclui um trabalho de relacionamento da empresa junto aos seus subordinados, o que favorece a sua comunicação interna.

Satisfação do cliente

O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à satisfação dos seus clientes. E, como a gestão da qualidade promove melhorias em todos os processos, automaticamente o cliente se sente valorizado e prioriza determinada marca no momento de realizar suas compras.

Como implementar a gestão da qualidade na prática?

Pelo que você leu até aqui, ficou convencido de que investir na gestão da qualidade pode melhorar os resultados do seu negócio? Quer saber como fazer isso na prática? Então veja os passos a seguir:

Defina os processos que têm mais impacto

Começar a gestão da qualidade envolvendo todos os processos e produtos de uma só vez pode ser um tanto trabalhoso. Por isso, é interessante selecionar aqueles que trazem mais impactos para os resultados da empresa e que, por isso, devem ser trabalhados primeiramente.

Escolha os indicadores

Depois de definir quais processos serão contemplados, é o momento de sua empresa escolher quais indicadores serão utilizados para monitorar o seu desempenho. Por exemplo, para monitorar a qualidade dos produtos, é possível analisar a conformidade da matéria prima, acabamento, dimensões, embalagem e defeitos.

Analise como será o método de coleta de informações

Com os indicadores escolhidos, o próximo passo é definir de que formas as informações serão coletadas. Algumas questões que devem ser respondidas é de quanto em quanto tempo isso deverá acontecer e se a coleta será manual ou automatizada.

Isso dependo do porte do negócio, nível de detalhes de informações e número de colaboradores envolvidos, por exemplo.

Monitore os resultados

De nada adianta ter indicadores e informações se não há um monitoramento contínuo e, posteriormente, ações para realizar melhorias.  Por isso, uma gestão de qualidade eficiente deve contar com responsáveis pela seu acompanhamento de forma contínua.

Um dica nesse caso é utilizar sistemas com alertas a atualizações automáticas, os quais facilitam o processo de acompanhamento e mostram aos gestores os dados mais importantes em determinado momento.

 

glauco-diniz-duarte-181
GLAUCO DINIZ DUARTE Investe
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções
TBIC Incorporações e Construções
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112