Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Benchmarking

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Benchmarking-300x141
GLAUCO DINIZ DUARTE Benchmarking

GLAUCO DINIZ DUARTE  A importância do benchmarking para as organizações

As organizações de sucesso estão sempre buscando novos patamares de conhecimento e novas formas de aperfeiçoar os seus produtos e processos, tanto operacionais como gerenciais. Por isso, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) recomenda a adoção desta prática.

 

De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão (MEG)®, da FNQ, o benchmarking é uma importante ferramenta para a tomada de decisão das organizações, tema abordado no Fundamento Pensamento Sistêmico, constante na 21ª edição do MEG. Essa prática pode ajudar as organizações a definirem referenciais comparativos pertinentes, utilizando-os para avaliar sua competitividade em relação a outras organizações de referência, em indicadores importantes para o sucesso do negócio.

 

O que é benchmarking

 

Benchmarking é um método de aprendizado que significa comparar-se e aprender com os melhores, adaptando as práticas e os resultados à realidade da organização, com melhorias significativas. Não é uma simples cópia, pois exige criatividade para adaptar as boas práticas identificadas para que funcionem adequadamente e isso pode gerar, inclusive, inovações importantes na organização. Dentre as diversas definições, a FNQ adota a seguinte:

 

Benchmarking é um método para comparar o desempenho de um processo ou produto com o seu similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, dentro ou fora da organização, visando entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da empresa e implementar melhorias significativas.

 

Por que fazer benchmarking?

 

A adoção desta prática traz inúmeros benefícios para as organizações, tais como:

 

entender os melhores desempenhos e as práticas do mercado e como a organização e seus processos e resultados comparam-se a eles;

estimular a implantação de novas práticas e padrões a partir das melhores prática;

estabelecer metas a partir dos melhores desempenhos;

apoiar o processo decisório, tornando-o mais robusto e sistêmico;

quebrar os paradigmas existentes, facilitando o processo de mudança.

 

Para implantar o benchmarking e gerar os benefícios destacados, é fundamental que se crie uma cultura dessa metodologia na organização. A premissa é que haja um processo gerencial estruturado e não, apenas, uma iniciativa isolada. O benchmarkingnão é um programa, que tem começo, meio e fim. Ao contrário, é um processo gerencial e, portanto, repetitivo e contínuo, que requer um planejamento adequado e uma execução estruturada para obter e incorporar as melhores práticas e os melhores desempenhos existentes dentro e fora do mercado da organização.

 

PNQ na Prática

 

A FNQ promove encontros periódicos de benchmarking com organizações referência em seus segmentos. O PNQ na Prática é um programa de visitas que acontece em parceria com organizações reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) para troca de experiências na aplicação dos Fundamentos de Excelência do MEG. É dirigido a profissionais interessados em fazer benchmarking, relacionar-se com os responsáveis pela gestão da qualidade das organizações visitadas, além de obter informações sobre as práticas implementadas e a evolução nos processos de aprendizado das empresas.

 

glauco-diniz-duarte-130
GLAUCO DINIZ DUARTE Benchmarking
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções
TBIC Incorporações e Construções
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112