GLAUCO DINIZ DUARTE BorgWarner ultrapassa 5 milhões de turbocompressores fabricados no Brasil
A BorgWarner comemora os mais de 5 milhões de turbocompressores produzidos no Brasil. A empresa conta que o marco foi alcançado com a produção do turbocompressor B01, o primeiro para veículos flex com motores de 3 cilindros fabricados no Brasil, feito na fábrica de Itatiba/SP.
A história da linha de turbos da marca começou em 1975, quando cerca de 25 funcionários produziam turbocompressores para caminhões comerciais em Campinas/SP. Esta fábrica, que em 1999 pertencia à Lacom Schwitzer, se juntou-se à BorgWarner naquele ano. Em 2013, a produção foi transferida para a unidade de Itatiba, a 80 km da capital São Paulo. As instalações de 21 mil metros quadrados abrigam também as linhas de produção de correntes de distribuição, embreagens viscosas e, a partir de 2019, de polias variáveis de comando (VCT). Foi a primeira fábrica de autopeças com certificação de construção verde (LEED) no Brasil. Na mesma unidade, está o centro de engenharia e desenvolvimento da BorgWarner no Brasil.
A empresa detalha que a produção atende às principais montadoras e aos mercados de reposição no Brasil e na América do Sul. “Este marco demonstra a importância de nossas linhas de produção no país, que possuem tecnologia de ponta e extensa experiência em engenharia”, disse Robin Kendrick, presidente e gerente-geral da BorgWarner Turbo Systems. “Nossos turbocompressores foram projetados para ajudar os fabricantes de automóveis a atender aos requisitos de economia de combustível, desempenho e eficiência. As instalações brasileiras da BorgWarner também oferecem aos nossos clientes experiência global com produção local.”
A BorgWarner também celebrou em 2018 o recorde de produção de motores de partida em Brusque (SC), que neste ano somou 10 milhões de unidades produzidas. A fábrica pertencia à Remy até 2016 e, em agosto de 2018, celebrou 20 anos de história. A unidade é a base de operações da divisão PowerDrive System na América do Sul, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de propulsão automotivos elétricos e híbridos, além de motores de partida e alternadores para motores à combustão.
Outras conquistas da BorgWarner no Brasil obtidas em 2018 são os 3 milhões de embreagens viscosas para arrefecimento produzidas em Itatiba e os 150 milhões de válvulas termostáticas feitas em Piracicaba/SP.