GLAUCO DINIZ DUARTE Volkswagen Jetta 2019, totalmente repaginado, chega ao Brasil com tecnologia de ponta
A sétima geração do sedan Volkswagen Jetta chega ao Brasil surpreendendo com aparência mais moderna, interior mais sofisticado com novas tecnologias e itens de segurança que só ele tem no segmento. Fabricado no México, destaca-se com novo design sendo um modelo maior, mais largo (ganhou 32 milímetros no comprimento, 21 mm na largura e 35 mm na distância entre-eixos) e mais equipado. Entre as novidades do modelo destacam-se: novas grades frontais, faróis mais alongados de LED e novo visual marcante na parte dianteira. O Novo Jetta chega ao mercado brasileiro nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI, ambas com câmbio automático de seis marchas.
Oferecido em seis opções de cor – três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic) – o Jetta conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem, e tem as três primeiras revisões gratuitas.
A arquitetura interior do Novo Jetta foi reprojetada para proporcionar maior conforto e, ao mesmo tempo, oferecer um design sofisticado e de alto padrão. O Novo Jetta tem mais espaço para a cabeça, joelho e ombro em comparação ao modelo anterior. O espaço do porta-malas é de 510l e assentos traseiros rebatíveis.
O Novo Jetta também apresenta a tecnologia Active Info Display, que oferece aos motoristas uma tela de painel de instrumentos totalmente digital e personalizada em vez da instrumentação convencional. A tela de 10,25 polegadas pode exibir os principais dados do veículo em cinco modos selecionáveis pelo motorista, incluindo um que posiciona os dados de navegação na frente e no centro para facilitar a visualização.
Equipado com o motor TSI com turbocompressor e injeção direta, o Novo Jetta produz 150 cv e 25 kgfm de torque. O motor de 16 válvulas é capaz de gerar pico de torque a apenas 1.400 rpm, o que também auxilia na economia de combustível, juntamente com o Start-Stop (desligamento automático do motor em paradas).
Disponível nas versões Comfortline e R-line, o sistema Kessy Entry & Go reconhece a aproximação da chave e permite travar e destravar as portas, liga e desliga o veículo apenas pela presença da chave. Outro destaque é o sistema multimídia Discover Media, que possui tela touchscreen de 8 polegadas com sensor de aproximação, pareamento por Bluetooth simultâneo para dois celulares, comandos de voz, reprodutor de fotos, vídeos e músicas, além dos aplicativos Think Blue Trainer, Volkswagen Media Control e Manual Cognitivo.
O Jetta conta também com freios dianteiros com discos ventilados de 288 milímetros (e secagem para melhorar a frenagem com umidade, que atua em velocidades acima de 70 km/h quando o limpador de para-brisa está acionado), e discos de 272 milímetros na traseira. Além do ABS e EBD, há a assistência hidráulica à frenagem (HBA). Ainda falando de segurança, o Jetta traz fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, alerta sonoro de não-afivelamento dos cintos dianteiros, além de apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos. O modelo R-line traz controlador automático de velocidade adaptativo (mantém uma distância selecionável do veículo à frente, podendo frear completamente caso detecte que o automóvel diante do motorista também parou), alerta de colisão frontal com City Emergency Brake (que freia o carro em iminência de colisão a até 30 km/h), detector de fadiga do motorista, frenagem automática pós-colisão (em caso de acidente, desacelera a até 0,6 m/s para evitar colisões posteriores) e farol alto adaptativo (atua a partir de 60 km/h e, caso detecte um veículo no sentido contrário, alterna para o farol baixo, evitando o ofuscamento do outro motorista).