GLAUCO DINIZ DUARTE Confira as novidades que 2019 está preparando para a sua garagem
Apesar de todas as incertezas que pairam sobre a economia brasileira, tudo indica que a indústria automotiva está otimista com o ano que vai começar. Foram programados vários lançamentos para 2019, entre eles o da nova geração do campeão de vendas Chevrolet Onix e do reestilizado Hyundai HB20. Mas teremos ainda versões aventureiras do Toyota Yaris e do Fiat Argo, além do renovado Renault Sandero, com alterações de estilo mais discretas.
CHEVROLET ONIX Uma das novidades mais esperadas do ano é, sem dúvida, a nova geração do Chevrolet Onix. O modelo mais vendido do Brasil foi lançado em 2012 e passou por sua primeira reestilização em 2016. Construído sobre a nova plataforma Global Emerging Market, o Onix 2020 fará sua estreia nacional em meados de 2019, trazendo um visual totalmente renovado, com referências a outros modelos da marca. Terá também novos motores 1.0 e 1.2, ambos três-cilindros turbo, que poderão ter como parceiro o câmbio automático de seis velocidades.
HYUNDAI HB20 Já o vice-campeão de vendas passará apenas por uma reestilização, porém mais profunda, e deverá ser lançado ainda no primeiro semestre. A plataforma atual do HB20 será mantida, mas as linhas do modelo 2019/2020 seguirão as do conceito Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O hatch compacto terá faróis mais afilados e grade hexagonal mais ampla. O modelo ganhará controles de tração e estabilidade e direção com assistência elétrica para todas as versões. O atual motor 1.0 aspirado terá sistema de partida a frio sem o tanquinho auxiliar, e o 1.0 turbo injeção direta de combustível. O motor 1.6 deve permanecer sem alterações.
RENAULT SANDERO E LOGAN O visual nunca foi ponto forte do hatch e do sedã da marca francesa, apesar de ter melhorado um pouco na reestilização feita no modelo 2014. Agora, o Sandero e o Logan passarão por nova reestilização, bem discreta, porém o hatch terá uma traseira exclusiva para o mercado brasileiro, diferente do modelo europeu, com lanterna traseira invadindo a tampa do porta-malas. Já a traseira do sedã não terá alterações significativas. Uma novidade de peso será a adoção do câmbio automático do tipo CVT, sempre associado ao motor 1.6 16V SCe. Mas o Sandero manterá os motores 1.0 12V SCe e o 2.0 16V, este último que equipa a versão esportiva RS.
OS GTS DA VW Na onda das novas versões, a Volkswagen prepara para o primeiro semestre o lançamento da versão GTS para o Polo e o Virtus, que foram vistos como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo. O hatch terá para-choque com desenho diferente, grade do tipo colmeia, faróis com LED, defletor de ar na tampa traseira e saída de escapamento dupla. Se for seguir o conceito apresentado no Salão, terá rodas de liga leve de 18 polegadas. Por dentro, o destaque fica por conta do painel digital Active Info Display, além do revestimento todo em preto. A sigla GTS marca presença na grade dianteira, no volante e no encosto dos bancos. Polo e Virtus GTS vão trazer sob o capô o motor 1.4 flex de 150cv e 25,5kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.
AVENTUREIROS Para quem curte os modelos com pretensões de fora de estrada, 2019 trará novidades. Uma delas será o Fiat Argo aventureiro, que terá para-choques exclusivos, molduras nas caixas de rodas e rack de teto. As suspensões serão ligeiramente elevadas e com calibragem adequada para trafegar em pistas de pisos irregulares, e os pneus serão de uso misto. A versão aventureira do hatch terá apenas a opção de motor 1.8 e câmbio automático.
Outro que vai seguir na mesma linha é o Toyota Yaris X-Way, com lançamento previsto para fevereiro. Assim como o Argo, a versão aventureira do modelo da marca japonesa terá adereços estéticos, como apliques nos para-choques e para-lamas, rodas com acabamento na cor preta e o logotipo X-Way na tampa traseira e nos tapetes. Baseado na versão XS, o Yaris aventureiro é equipado com motor 1.5 de 105cv (g)/110cv (e) e câmbio CVT.
TOYOTA YARIS GR-S A Toyota lançará ainda a nova versão topo de linha do Yaris, a GR-S, apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo. Com apelo esportivo, terá rodas de diâmetro maior, teto pintado em preto, saias laterais, spoliers dianteiros e aerofólio na tampa traseira.
CHEVROLET CRUZE O hatch médio, chamado de Sport6, passará por um facelift, com discretas alterações nos para-choques e na grade dianteira, que terá a gravatinha da marca reposicionada. A principal novidade do Chevrolet Cruze Sport6 será a tecnologia 4G com Wi-Fi, mas provavelmente o consumidor deverá pagar por ela. O Cruze Sedan passará pelas mesmas modificações de estilo, com a mesma frente do hatch e para-choque traseiro com novo desenho. Ambos vão manter o motor 1.4 turbo flex de 150cv e câmbio automático de seis velocidades.
KIA RIO Se a economia do Brasil estabilizar e o dólar alcançar patamares aceitáveis, a Kia deverá trazer para o Brasil o hatch compacto premium Rio, que também foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo. Provavelmente, será vendido em duas versões, EX e LX, trazendo itens de série como ar-condicionado digital, direção elétrica, volante multifuncional, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas, teto solar elétrico, sistema multimídia com tela de cinco polegadas sensível ao toque, seis airbags, sistema Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de estabilidade (ESC) e câmera de ré.
CHEVROLET PRISMA Assim como o Onix, a terceira geração do sedã compacto será construída sobre a plataforma Global Emerging Market (GEM), e deverá ser lançada no início do segundo semestre. A frente será igual à do hatch, mas a traseira terá lanternas invadindo a tampa do porta-malas. O sedã compacto será equipado com os novos motores três-cilindros 1.0 e 1.2 turbo, além de câmbio automático de seis velocidades.
HONDA CIVIC Também no segundo semestre, a décima geração do Honda Civic passará por discreto facelift, ganhando novo para-choque com entradas de ar um pouco maiores e nova moldura para os faróis de neblina. Além disso, o sedã da marca japonesa ganhará nova central multimídia e mudanças no acabamento interno.
TOYOTA COROLLA A nova geração do sedã será bem diferente da atual. Construído sobre a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), o novo Corolla terá desenho mais moderno e esportivo, com uma grade maior do tipo colmeia e faróis com desenho ousado. A traseira terá lanternas mais estreitas com LEDs, invadindo a tampa do porta-malas. O sedã deve chegar um pouco maior, com ganho no espaço interno. O novo motor 2.0, produzido na fábrica de Porta Feliz (SP), terá injeção direta de combustível, provavelmente com potências e torque superiores aos do atual. A transmissão automática do tipo CVT também será renovada. Mas a principal novidade do Corolla 2020 será a versão híbrida flex, equipada com um motor 1.8 e outro elétrico.
OS ELÉTRICOS VÊM AÍ!
Os modelos elétricos ainda chegam ao Brasil de forma tímida, mas para 2019 três marcas já confirmaram o desembarque de seus produtos por aqui: Nissan Leaf, Chevrolet Bolt e Renault Zoe. Trata-se de um segmento que ainda engatinha no território nacional, bem diferente dos SUVs, que no próximo ano vão chegar em bando, em configurações de cinco e sete lugares. E para quem gosta de picapes, serão lançados modelos pequeno, intermediário e médio. Confira!
ELÉTRICOS O mercado brasileiro terá três modelos elétricos a partir do ano que vem com “preços mais em conta”, se é que se pode dizer assim. O mais barato será o Renault Zoe, que virá importado da França e chegará por aqui com preço de R$ 149.990. O modelo será lançado ainda no primeiro semestre e tem autonomia de 300 quilômetros com uma carga, sendo que é preciso uma hora e 40 minutos para recarregar 80% da bateria.
Também no primeiro semestre chaga o Chevrolet Bolt, que tem autonomia um pouco maior – 380 quilômetros – e motor com potência de 200cv. O preço anunciado é de R$ 175 mil. Já o Nissan Leaf tem as primeiras entregas definidas para junho, pois já está em pré-venda, por R$ 178.400. O modelo da marca japonesa tem motor elétrico de 150cv e autonomia de 400 quilômetros.
NA ONDA DOS SUVs
VOLKSWAGEN T-CROSS No segmento de SUVs é grande a expectativa pela chegada do VW T-Cross, compacto que chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2019. Produzido no Paraná, o modelo terá as opções de motores 1.0 TSI (116cv/128cv) e 1.4 TSI (150cv), com cãmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Com distância entre-eixos de 2,65m, o SUV compacto tem bom espaço interno e recheada lista de equipamentos de série, que traz controle eletrônico de estabilidade (ESC), seis airbags, painel digital Active Info Display, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0 e iluminação da cabine em LED. Será vendido nas versões Comfortline, R-Line e Highline, com preços que devem variar de R$ 85 mil a R$ 115 mil.
FORD ECOSPORT O SUV compacto da marca do oval azul chegará no primeiro trimestre sem o estepe pendurado na traseira, mas somente na versão Titanium, com motor 1.5 (130cv/137cv) e câmbio automático de seis velocidades. O modelo usa a tecnologia Run Flat Tire, com pneus que podem rodar vazios em velocidade de até 80km/h. As outras versões continuam com o penduricalho na traseira. A versão Titanium vem equipada com central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas, sensores de ponto cego e de chuva, partida sem chave, teto solar elétrico, faróis de xenônio, bancos revestidos em couro e rodas de liga leve de 17 polegadas.
CHERY TIGGO 7 Em janeiro, a Caoa Chery começa a produzir em Anápolis (GO) o Tiggo 7, que terá vendas iniciadas em fevereiro. O modelo será vendido em duas versões, equipadas com motor 1.5 turbo flex de 147cv (g)/150cv (e) e câmbio automatizado de dupla embreagem de seis velocidades. Com 4,50m de comprimento, o SUV tem porta-malas de 414.
JEEP WRANGLER O modelo tem chegada confirmada para o primeiro semestre e será vendido nas versões Unlimited e Rubicon. Trata-se da nova geração do Wrangler, que terá carroceria de duas e quatro portas, ambas equipadas com motor 2.0 turbo, com injeção direta de gasolina, de 272cv. O câmbio é o moderno automático de oito marchas, e o modelo conta ainda com tração 4×4 e reduzida. Outra novidade do Wrangler é o sistema Uconnect de quarta geração.
PEUGEOT 2008 O SUV compacto da marca francesa chegará reestilizado ainda no primeiro semestre. A principal novidade será o motor 1.6 THP associado ao câmbio automático de seis velocidades. Mas o motor 1.6 FlexStart continuará sendo oferecido. O modelo terá as suspensões recalibradas. No visual, as mudanças mais significativas estão na frente, com grade maior e capô mais curto. As rodas serão de 17 polegadas.
SUZUKI JIMNY SIERRA O modelo será vendido nas versões 4You Allgrip Pro e 4Style Allgrip Pro. Ele tem
3,64m de comprimento, 1,64m de largura, 1,72m de altura e 2,25m de distância entre-eixos. O motor é um0 1.5 16V de 108cv. O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades.
HYUNDAI SANTA FE A nova geração do SUV de sete lugares será lançada no primeiro trimestre, em versão única, com motor 3.5 litros V6 de 280 cv, tração integral e câmbio automático de oito velocidades. Será equipado com painel de instrumentos SuperVison de 7 polegadas, Paddle Shift para mudança de marchas, ar-condicionado eletrônico, sensor de prevenção de colisão frontal, sensor de colisão traseiro, assistente de manutenção de faixa, detector de ponto cego, auxílio de saída em aclive, controle de velocidade em descidas e controle do freio em curvas.
PARA QUEM CURTE AS PICAPES
FIAT STRADA No segmento de picapes compactas a expectativa é pela chegada da nova geração da Fiat Strada. O modelo terá semelhanças com o Argo na dianteira e contará com a opção de cabine dupla de quatro portas. Será lançada no fim de 2019 já como modelo 2020. O motor provável é o Firefly 1.3 de até 109cv.
VOLKSWAGEN TAROK Outra picape muito esperada é a intermediária VW Tarok, que deverá ser lançada no último trimestre de 2019 para concorrer com a Fiat Toro e a Renault Oroch. O modelo tem estilo imponente e moderno, com LEDs se estendendo dos faróis à grade. A Tarok tem capacidade para rebocar até 1 tonelada e a caçamba pode ser ampliada com o rebatimento do banco traseiro e uma abertura. Os motores podem ser o 1.4 TSI de 150cv e um novo 2.0 TSI de 190cv. Terá também tração integral.
MERCEDES-BENZ CLASSE X A picape média da marca alemã é produzida sobre a mesma plataforma da Nissan Frontier e da Renault Alaskan, mas tem desenho bem mais moderno. Terá motores 2.3 biturbo e 3.0 V6 turbo de 258cv. O modelo deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2019, com preços a partir de R$ 180 mil.
RENAULT ALASKAN A picape média da Renault terá motor 2.5 turbodiesel com potências de 160cv e 190cv, o mesmo da Nissan Frontier. Seu estilo não é dos mais modernos e a frente lembra outros modelos da marca. A previsão é de que seja lançada no primeiro trimestre de 2019.
JAC T6 O grupo SHC, representante da JAC no Brasil, deve iniciar a importação da picape T6 no segundo semestre de 2019. Com 5,31m de comprimento e 3,09m de distância entre-eixos, poderá ser equipada com motor 2.8 litris turbodiesel de apenas 115cv e 25,5kgfm de torque. A marca já está em crise no país e uma picape com essa motorização não ajudaria muito a melhorar a situação.
FORD RANGER STORM Versão foi apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, mas chegará ao mercado brasileiro no fim de 2019. É equipada com motor 3.2 litros a diesel de 200cv e câmbio automático de seis velocidades. Terá ampla lista de equipamentos, que inclui controles de tração e estabilidade, multimídia Sync e sete airbags.