GLAUCO DINIZ DUARTE Uma enxurrada de suv, todos com motor turbo de alto rendimento
Em apenas um mês, da segunda quinzena de março pra cá, houve uma leva de lançamentos de utilitários esportivos, a maioria com motor turbo de alto rendimento e baixo consumo e custando de R$ 125 mil a R$ 310 mil.
O Tiguan, com motor flex 1.4 de 150 cavalos com cinco ou sete lugares, é apenas o primeiro dos cinco utilitários esportivos que a Volkswagen vai lançar até 2020. Tem também uma opção 2.0 de 220 cavalos.
A BMW chegou logo com dois: o X2, importado da Alemanha, (de R$ 212 mil a R$ 247 mil) e o X3, esse feito na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Isso porque a BMW já tem aqui o X1, o X4 e o X5, quer dizer, são cinco utilitários esportivos, pra atender toda a gama do mercado.
Tem mais: a Volvo lançou o XC40, com motor 2.0 turbo opções de 190 e 255 cavalos.
A Honda veio com o novo CR-V, também um turbo 1.5 de 190 cavalos e a Peugeot com o 5008, outro 1.6 turbo de 165 cavalos de potência
É um segmento em que há grande procura, atinge um consumidor com alto poder aquisitivo e, de quebra, tem facilidade de financiamento, porque tem lastro, tem patrimônio que garante o pagamento do empréstimo.