GLAUCO DINIZ DUARTE Capô invisível? Painel com três telas? Veja o que muda no novo Land Rover evoque
Nem mesmo o chefe de design da Land Rover, Gerry McGovern, poderia imaginar no quão icônico o Evoque se tornaria para a marca inglesa nesses últimos anos. O menor SUV da linha Range Rover foi revelado em 2010, e naquele mesmo ano deu o ar da graça no Brasil, fazendo sua avant-première no Salão do Automóvel de São Paulo. Passados oito anos, o modelo chega à segunda geração com várias inovações e um estilo mais jovem.
O visual do novo Evoque segue quase à risca os traços aplicados ao irmão maior Velar, que chegou no Brasil em 2017. Alguns elementos também são vistos no Range Rover Sport, caso dos faróis fininhos e desenhados por LEDs. Mas ao mesmo tempo em que ficou a cara dos irmãos maiores, o Evoque preserva certa conexão de estilo com a geração atual. As laterais, por exemplo, ficaram muito parecidas — ou melhor, quase iguais.
A própria Land Rover diz que o novo Evoque tem quase as mesmas proporções do original. Entretanto, o esqueleto é novo. A plataforma modular PTA (Premium Transverse Architecture) é 13% mais rígida e possui distância entre-eixos 2,1 centimetros maior, o que ampliou o espaço para pernas atrás. Outro ganho foi no porta-malas, que passa a acomodar 591 litros — 10% mais — e chega a 1.383 litros com o banco traseiro rebatido.