Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, no Brasil, o diesel é proibido em carros menores, de passeio. Ele é o combustível dos carros maiores, como: caminhões, ônibus, tratores, veículos ferroviários e marítimos.
Entretanto, o poder legislativo já tenta há muito tempo regularizar o diesel para todos os carros, mas o projeto encontra barreiras ao ser aprovado na câmara. Consumidores donos de automóveis vislumbram a redução de gastos com combustível se o uso do produto fosse regularizado. Isso porque, a comparação de preços feita em relação à gasolina demonstra uma diferença significativa.
Mas, afinal, quais são as particularidades dos motores a diesel?
As diferenças entre diesel e gasolina não param na comparação de valores das bombas, listamos aqui 7 particularidades dele, vejamos:
-
Composição química
O diesel é composto por uma fórmula química somada ao petróleo que gera uma combustão interna quando o óleo e o oxigênio entram em contato. Essa combustão é a energia que gera o potencial para o motor.
Devido essa sua composição, ele apresenta características de coloração amarelada e de odor bastante intenso. Dessa forma, é fácil identificar possíveis problemas que interferem na qualidade do produto, como as borras, por exemplo, que atuam na falta de translucidez do diesel.
-
Baixo consumo
Por conta de uma taxa de compressão muito maior do que ao de um motor a gasolina, carros que utilizam o diesel como combustível percorrem mais quilômetros gastando menos produto.
O preço do combustível, como já falamos aqui, é mais em conta relacionado à gasolina. Por outro lado, por usar tecnologia em sua fabricação, tanto o preço do motor quanto de sua manutenção é mais elevado.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
-
Durabilidade do diesel
O motor a diesel dura mais tempo, inclusive pelo fato de ser pouco queimado por quilometragem. Porém, é importante ter cuidado, pois, o diesel quando armazenado por períodos longos, tem a possibilidade de degradar por fatores orgânicos.
Quanto mais tempo parado, o diesel cria micro-organismos que favorecem a decomposição do produto. Os micróbios geram sujeira, fungos, bactérias, acúmulo de água e borras, elementos causadores de estragos e prejuízos no motor.
-
Limpeza específica
Caso ocorra um prolongamento de tempo ao armazenar o diesel, é recomendado fazer uma avaliação periódica. Ao sinal de qualquer anormalidade, deve ser feita uma limpeza especifica, troca do produto e, dependendo do caso, dos equipamentos que compõem a sua estrutura. Ao contrário do que se pode pensar, a limpeza não deve ser realizada com água, mas sim com o próprio óleo.
-
Categorias de diesel
Existem dois tipos de diesel. O diesel rodoviário, S10 e S500, e o diesel não rodoviário, S1800. Os óleos S10 e S500 são menos tóxicos para o meio ambiente por ter menor quantidade de enxofre na sua composição. A numeração 1800, 10, 500 equivale a quantidade em mg de enxofre por kg de óleo.
A redução de agentes poluentes pode chegar até 90% em relação ao S1800 que, já não é mais recomendado pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Além disso, o diesel possui maiores quantidades de hidrogênio que contribui para dissolver as impurezas.
-
Potencial energético x público alvo
Conforme falamos aqui, o diesel não pode ser comercializado para automóveis pequenos, ficando restrito a um público específico que devem atender algumas exigências.
Por conta da sua fórmula, e energia altamente potente, o veículo deve apresentar capacidade de carga alta, assim como tração 4×4.
Dessa forma, alguns automóveis esportivos que ultrapassem o valor de mercado em R$ 100.000,00, podem utilizar o combustível se estiverem dentro de todas as normas.
Fazem parte da lista desses automóveis as marcas e modelos:
-
Jeep Renegade Custom 4×4 2.0 16V AT9
-
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 TD4
-
Fiat Toro Freedom 2.0 16V
-
Tanques de armazenamento