
Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel dura mais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo.
O óleo mineral não é tão desenvolvido quanto os sintéticos e semissintéticos, pois possui mais impurezas em sua composição. No entanto, ainda é o produto mais comum e tradicional do mercado.
Há anos esse produto auxilia o funcionamento de motores a gasolina e a diesel.
As principais características do óleo mineral são:
-
Menor preço;
-
Atender às exigências dos carros mais antigos;
-
Dura menos, necessitando de maior quantidade de trocas.
Óleo lubrificante semissintético, o que é?
O óleo semissintético é também uma base mineral que passa por vários processos de desenvolvimento. No entanto, após o acréscimo de aditivos, a quantidade de óleo mineral que está no produto torna-se pequena.
A classificação “semissintético” foi escolhida, pois o lubrificante não pode ser considerado mais um óleo sintético ou mineral, já que em sua composição há óleos sintéticos com óleos minerais.
Características do óleo semissintético:
-
Maior estabilidade térmica e oxidativa, se comparado ao óleo mineral;
-
Melhor capacidade de manter a viscosidade adequada;
-
Pouquíssimos contaminantes presentes.
Óleo lubrificante sintético e suas características
O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos, tornando-se mais aprimorado que os minerais e semissintéticos.
Como resultado, o lubrificante sintético é mais robusto, apresentando maior durabilidade e mais eficiência. Livre de contaminantes, esse tipo de óleo, normalmente, apresenta um melhor desempenho na lubrificação do motor.
O óleo sintético costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”. Se o carro é usado diariamente, em situações de trânsito complicado, por exemplo, o ideal é usar o óleo sintético. É sempre bom lembrar que a maioria das grandes cidades brasileiras possuem condições severas de uso para os veículos.
Em relação à durabilidade, os óleos sintéticos apresentam um período maior entre trocas de óleo em comparação com qualquer outro tipo de lubrificante, pois possui uma composição química sofisticada, proporcionando menos oxidação nas peças lubrificadas.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
As principais características do óleo sintético são:
-
Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
-
Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
-
Propicia mais economia de combustíveis;
-
Excelente relação custo/benefício;
-
Forma menos borra.
Melhor opção de óleo para o carro: sintético ou mineral?
A melhor opção de lubrificante para o carro sempre estará descrita no Manual do Proprietário. Afinal, após inúmeros testes, a montadora encontra o óleo que proporciona o melhor desempenho para determinado motor.
Caso o cliente da sua oficina pergunte se deve usar o óleo sintético ou mineral, apenas dizer que deve usar o indicado no Manual do Proprietário, pode soar um pouco preguiçoso.
Então, procure explicar sempre quais são as diferenças e porque você está indicando o óleo sintético ou mineral. E isso não é apenas para que o cliente sinta que você sabe o que está fazendo, mas também para que ele perceba transparência no serviço, um fator muito importante para a fidelização do cliente.
Desconto na conta de luz da Cemig!















































