
Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel é mais caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, enquanto na Europa a venda de carros de passeio a diesel chega a superar a de modelos elétricos ou a combustão, o Brasil é o único país do mundo – embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias – a ter uma lei que proíbe essa comercialização.
Criada em 1976, a portaria MIC nº 346 – mais tarde atualizada para DNC nº 23 – determina que “fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga”.
Cenário político da época
Entre os anos de 1973 a 1975 o Brasil sofria a crise do petróleo, que resultou no surgimento da Lei Proálcool – Programa Nacional do Álcool. Com ela, o governo Juscelino Kubitschek tinha a intenção de incentivar a produção do álcool para substituir a gasolina pura no Brasil. O objetivo era diminuir as importações de petróleo, que a época representava 98% do transporte nacional.
Um ano depois, com implantação da lei que proíbe utilitário leves a diesel, o governo militar conseguiu garantir que o diesel comprado seria suficiente, além de evitar um possível problema: a falta desse combustível no país.
Desde então o diesel está concentrado no transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros.
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Qual veículo pode?
Até o momento os únicos veículos que podem receber motorizações a diesel são os ônibus, caminhões e picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada em suas caçambas, como: Fiat Toro, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
A versão diesel da Ford Ranger Raptor, por exemplo, não é vendida no Brasil por que tem capacidade de carga de menos de 1.000 kg. Do mais, veículos com tração reduzida ou com a primeira marcha muito curta, como é o caso dos Jeep Renegade e Compass.
Novidades sobre o caso carros de passeio a diesel
Não é de hoje que essa regra nacional é questionada. No início dos anos 2000 surgiu no Senado Federal e na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda constitucional (PEC) para liberar o uso de diesel em automóveis de passeio.
O projeto de lei 84/2015, mas recente, também tenta derrubar a proibição, colocando o país em condições similares às existentes na Europa e nos Estados Unidos. No entanto, o processo está parado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado desde janeiro de 2019 aguardando um novo relator.
Benefícios do Diesel
Durante anos, um dos argumentos mais utilizados para manter a decisão de não permitir carros pequenos a diesel era a justificativa ambiental. Isso por que, antigamente o diesel emitia muito material considerado maligno para a saúde humana.
No entanto, em janeiro de 2013 chegou ao mercado nacional o Diesel S10, que é mais limpo e menos nocivo à saúde. Um dos ganhos do S10 é ter baixo teor de enxofre em sua composição – esse elemento químico é o principal responsável pela emissão de gases poluentes.
Os motores a diesel são mais caros que os propulsores flex ou gasolina atuais, no entanto, contam com um sistema mais robusto, mais tecnológicos e, em alguns casos, chegam a ser até 35% mais eficientes que os motores a gasolina. Um motor a diesel tem um consumo que pode facilmente superar a marca de 20 KM. Além disso, esse tipo de motor usa um combustível que é mais barato que álcool e gasolina – usados em larga escala no Brasil.
Isso tudo somado ao fato de que o motor à diesel consegue produzir mais rotações – o que interfere diretamente na saída do carro. Esse benefício está ligado a uma combinação de fatores, um deles é a presença do turbocompressor, que proporciona mais pressão dentro dos cilindros.
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