Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte – O que significa turbocompressor

motor-diesel-16-300x200
Glauco Diniz Duarte – O que significa turbocompressor

Glauco Diniz Duarte – O que significa turbocompressor

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, tanto os turbocompressores quanto os compressores são chamados de sistemas de indução forçada. Eles comprimem o ar que flui para o motor. A vantagem em comprimir é permitir colocar mais ar dentro dos cilindros do motor. Mais ar significa que mais combustível pode ser colocado ali dentro e você obtém mais potência de cada explosão em cada cilindro. Um motor turbocomprimido ou dotado de compressor produz mais potência que o mesmo motor sem a sobrealimentação.

A sobrealimentação típica proporcionada por um turbo ou um compressor é de 6 a 8 libras/pol² (psi) ou 0,41 a 0,55 bar. Como a pressão atmosférica normal é de 1,01 bar ao nível do mar é obtido cerca de 50% a mais de ar no motor. Assim, você poderia obter 50% a mais de energia. No entanto, a eficiência não é perfeita, de modo que você pode obter uma melhora de cerca de 30% a 40%.

A principal diferença entre um turbocompressor e um compressor é a fonte de energia. Algo precisa fornecer a energia para o funcionamento do compressor de ar. Em um compressor, há uma correia que o conecta diretamente ao motor. Desse modo, ele obtém sua energia da mesma maneira que a bomba d’água ou o alternador. Um turbocompressor, por outro lado, obtém energia do fluxo de escapamento. O escapamento passa por uma turbina, que aciona o compressor.

Em teoria, um turbocompressor é mais eficiente porque utiliza a energia “desperdiçada” no fluxo de escapamento como fonte de energia. Por outro lado, um turbocompressor causa um pouco de contrapressão no sistema de escapamento e tende a fornecer menos ar adicional até que o motor funcione em rotações mais elevadas.

Para o engenheiro Pedro Basso Neto, da engenharia avançada da Tecfil, os turbocompressores são um tipo de sistema de indução forçada, uma vez que eles comprimem o ar que entra no motor. E quais seriam as vantagens? Ele mesmo responde de forma enfática: “Quando se fala em turbocompressor, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o aumento de potência.

Ok, mas vários outros benefícios estão diretamente ligados à sua utilização. Potência realmente é o que mais se torna aparente quando um motor diesel passa a ser sobrealimentado. Mas os benefícios vão além disso. É o caso, por exemplo, do aumento de rendimento, melhora na queima da mistura de combustível injetado no cilindro e, consequentemente, menor emissão de poluentes.

A diminuição da fumaça, além de ter vantagens evidentes para o meio ambiente, também evita que a sua presença na câmara de combustão, no pistão, nas válvulas e sistema de escapamento, propicie a cristalização de um tipo de carvão que, gradativamente, vai minando o desempenho do motor. O carvão acumulado é extremamente abrasivo e compromete com rapidez o funcionamento do equipamento.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

Outra vantagem do turbo, e que pouca gente destaca, é a possibilidade da utilização de motores menores em substituição aos de grande cilindrada. Como ele aumenta sensivelmente a potência, podem-se produzir motores de cilindradas menores, mais baratos, mais leves, com menores emissões e com o mesmo rendimento de motores aspirados de grande capacidade cúbica. O turbo se sobressai também nas grandes altitudes, onde o ar rarefeito compromete seriamente a potência dos motores naturalmente aspirados. Nesse caso, a diminuição da quantidade do ar no meio ambiente não afeta somente os seres vivos. Ela também deixa os motores muito mais fracos, já que é imprescindível a presença do oxigênio para produzir a queima do diesel no interior da câmara de combustão. Com o ar é injetado pelo turbo em grandes quantidades no interior do motor, a perda de rendimento é minimizada’’, explica.

O engenheiro continua falando sobre um outro princípio, o Otto: “As vantagens da preparação que se utiliza de turbocompressores ficam por conta do aumento do torque disponível e do grande aumento de potência produzido pelo turbo. Outra vantagem do turbo é que torque e potência máximos são obtidos em regimes próximos aos do motor original, ao contrário da preparação aspirada. A preparação turbo é indicada principalmente em motores de baixa cilindrada, como os de 1.000 cm3, pois eleva o torque disponível em praticamente todos os regimes, desde que a turbina utilizada tenha sido

corretamente escolhida para este fim. Turbinas muito grandes fazem com que seu funcionamento efetivo seja sentido em rotações mais altas, enquanto as menores entram em ação mais cedo: neste caso o motor se comporta como se tivesse maior cilindrada, sobretudo por causa do torque disponível em baixos giros. Exemplo de aplicação: O turbocompressor pode ser instalado na maioria dos veículos (há raras exceções), podem ter sua pressão variando entre 0,5 e 0,7 bar (recomendado para carros de rua que tem uso rotineiro) e de 1,5 até 3,0 bar de pressão (preparação “andadera”) para carros que possuem uma preparação boa para suportar toda essa “cavalaria”. Normalmente são carros que já possuem cilindradas maiores ou que já possuem outras preparações’’, enfatiza.

Pedro Basso afirma que o sistema permite mais potência dentro dos cilindros: “Os turbocompressores são um tipo de sistema de indução forçada. Eles comprimem o ar que entra no motor, a vantagem da compressão do ar é que isso permite ao motor receber mais ar dentro de um cilindro – e mais ar significa que mais combustível pode ser adicionado. Obtém-se, portanto, mais potência das explosões em cada cilindro. Um motor turbocomprimido produz mais potência do que o mesmo motor sem o dispositivo.

Isso pode melhorar significativamente a relação peso/potência do motor. Para conseguir essa compressão do ar, o turbocompressor utiliza o fluxo dos gases de escapamento do motor para girar uma turbina, que, por sua vez, gira um compressor. A turbina no turbocompressor gira a velocidade de até 150 mil rotações por minuto (rpm), aproximadamente 30 vezes mais rápido do que a maioria dos motores de automóveis, e, como está ligada ao escapamento, as temperaturas dentro dela também são bem elevadas”.

Os princípios básicos, segundo o engenheiro, são facilmente explicados: “Uma das maneiras mais garantidas de se obter mais potência de um motor é aumentar a quantidade de ar e de combustível que ele pode queimar. Uma forma de se fazer isso é adicionando cilindros ou tornando maiores os cilindros existentes. Porém, algumas vezes, essas alterações não são possíveis. Um turbo pode ser uma forma mais simples e compacta de adicionar potência, especialmente como acessório vendido em lojas ou oficinas de preparação de motores.

Turbocompressores permitem que um motor queime mais ar e combustível ao colocá-los em maior quantidade dentro dos cilindros existentes. A pressão de superalimentação típica fornecida por um turbocompressor é de 6 a 8 libras por polegada quadrada (lb/pol2). Como a pressão atmosférica normal é de 14,7 lb/pol2 ao nível do mar, o turbo coloca 50% mais ar no motor. Com isso, espera-se um ganho de 50% na potência do motor, mas, por não haver eficiência na mesma proporção, é normal atingir um ganho de 30% a 40%’’, afirmou.

Pedro Basso Neto explica que a obstrução do filtro resulta em queda na pressão entre o filtro e a entrada do compressor, principalmente em regime de marcha lenta, e, portanto, há vazamento de óleo no compressor sem falha dos componentes responsáveis pela vedação. A troca adequada de filtro de ar pode prevenir e corrigir os problemas: “Inicialmente o projeto do filtro deve estar bem dimensionado ao motor que se deseja. As montadoras dimensionam seus motores turbo com calibrações especificas para os mercados que serão aplicados um determinado motor e/ou modelo de veículo. O sistema de aspiração do ar (AIS) que contribuirá juntamente com o coletor de admissão para uma performance desejada ao motor deve estar bem dimensionado. A utilização do filtro correto dimensionado em projeto é ponto crítico para o resultado final de performance calculada para um motor.

O procedimento de troca ou manutenção deve ser respeitado conforme o manual do fabricante para que se evite o surgimento indesejado de anomalias ao motor. O motor turbo possui características de alta performance, mas com a necessidade de uma manutenção bem planejada e respeitada a cada tipo de aplicação. Problemas de alto consumo ou queima excessiva do motor podem estar associados a baixa qualidade dos filtros, filtro com aplicação errada, tempo de vida ou saturação ultrapassada necessitando a troca imediata com limpeza de todo o sistema e por fim uma boa avaliação de sua calibração”, explica.

Ele ainda lembra que um “um veículo com um motor turbo é como um atleta que necessita de cuidados especiais onde seus limites performance deve ser respeitados. Se um usuário deseja transformar seu veículo aspirado para um conceito turboalimentado, deverá procurar profissionais especializados no mercado automotivo que poderiam fazer uma diagnose do motor e veículo que se deseja transformar oferecendo opções de tecnologia que possam atender inicialmente o que o motor em questão pode oferecer e suas limitações estruturais. A partir desta análise o usuário poderá tomar uma decisão segura de custo x benefício para seu sonho ir à frente”, finaliza.

Para Ronilso S. Toledo, do departamento de engenharia da Sogefi Fitration do Brasil, “a principal vantagem dos turbocompressores é que com este dispositivo o motor recebe mais ar, e isto implica que mais combustível pode ser adicionado à mistura. Também pode-se colocar com uma vantagem que o uso do turbo faz com que motores de tamanhos menores tenham a mesma potência e torque gerado por motores maiores.”

Para ele, “com este recurso há um ganho entre 30% e 40% de potência no motor, já considerando alguma perda que possa haver antes nos dutos de admissão.’’

Segundo o engenheiro, a troca adequada de filtros de ar pode prevenir e corrigir problemas: “além disso também evita a perda de desempenho do motor, faz com que a temperatura seja a mais adequada, evitando superaquecimentos e faz com que a emissão de poluentes seja reduzida, sem que seja gerada fumaça preta no escapamento”.

Para Ronilso é importante salientar que “com a tendência e necessidade de que os automóveis tenham motores cada vez menores (downsizing), os turbos compressores podem ser uma saída interessante para auxiliar nestes fins, pois é possível manter um conjunto de motor pequeno gerando a mesma potência que um de tamanho maior’’, finaliza.

Desconto na conta de luz da Cemig!

IMG_5293-300x200
Glauco Diniz Duarte – O que significa turbocompressor
anima
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo-300x132
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Tonucci2
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara-do-Galo-Máscara-Atlético-Mineiro-Oficial-300x160
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto-Energia-Elétrica-300x243
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto-Conta-de-Luz-300x300
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig-BH-201x300
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções-300x130
TBIC Incorporações e Construções
Hotel-Corumbau-Jocotoka-Bahia-2-300x170
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco-Diniz-Duarte-1
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-2
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-3
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-4
Glauco Diniz Duarte
glauco-diniz-duarte-196
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-6
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-7
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-8
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-9
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-10
Glauco Diniz Duarte
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-1-300x166
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-2-300x202
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Anúncio-Site-Revista-Exclusive-2-300x38
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Alysson-300x146
Dentista Dr. Alysson Resende
nexo
Academia Exito
Go-Fit-Sports-atividades-físicas-no-seu-condomínio-300x148
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia-Êxito-unidade-castelo-BH-300x231
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia-Êxito-unidade-Ponte-Nova-300x140
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr.-Alysson-Resende-Invisalign-Doctor-Diamond-Emerald-Ortodontia-e-ortopedia-Facial-Dentista-de-BH-283x300
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign-Ortodontista-Credenciado-Dr.-Alysson-Resende-odontologia-300x293
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES-DE-PORCELANA-DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Espaço-Fitness-Aacademia-da-família-300x138
Espaço Fitness – A academia da família
ED-Amorim-Coquetelaria-Gastronomia-Viagens-e-Hotéis-1-300x70
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search-Engine-Optimization-Seo-Muniz-300x133
Search Engine Optimization – Seo Muniz
espaco-fitness-novo-300x146
Academia em Belo Horizonte
Portaria-remota-virtual-eletronica-Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária-Metropax-Funerária-Belo-Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia-e-Estudio-Fitburn-Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA-PARTICULAR-ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Cracha-300x225
Crachá
Fernanda-Cunha-Fotografie-Neugeborene-Bad-Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
Advogados-GGSA-Geraldo-Gonçalves-Sociedade-de-Advogados-1-300x300
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados-GGSA-1-300x294
Advogados GGSA
Jornal-on-line-BH-Mercado-Comum-300x75
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel-de-temporada-weekends-300x215
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL-BH-Camara-de-Dirigentes-Lojistas-de-Belo-Horizonte-300x169
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio-em-Ação-Dicas-para-seu-negócio-vender-mais-e-melhor-CDL-BH-300x70
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ

Salve-o-Sindico-Pesquise-e-Encontre-Prestadores-de-Servicos-para-o-seu-condominio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super-Blend-suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ


		
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112