Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte – Turbo compressor automotivo

motor-diesel-1-300x147
Glauco Diniz Duarte – Turbo compressor automotivo

Glauco Diniz Duarte – Turbo compressor automotivo

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o poder do turbocompressor consiste em um dos raros artifícios mecânicos cujo resultado caiu no vocabulário do cidadão comum, leigo em relação ao mundo do automóvel.

Quando alguém busca um trabalho extra, diz que pretende “turbinar a renda”, quando uma mulher implanta silicone nos seios, chamam-na de “turbinada”. Enfim, o termo se mostra assimilado pela sociedade como um todo.

Por outro lado, o senso comum observa apenas uma parte dos benefícios dos turbocompressores, o ganho de desempenho. Este post descreverá brevemente outros ganhos obtidos por este arranjo mecânico.

Os mais importantes consistem no foco deste post: redução de emissões de gases poluentes, aumento na eficiência energética e menor consumo de combustível. Todos eles estão intrinsecamente relacionados e fazem parte de um ciclo virtuoso do desenvolvimento tecnológico dos motores a combustão interna.

Motores de combustão interna são alimentados por mistura de ar e combustível, injetados no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Esta mistura é comprimida e sua queima gera a energia mecânica para fazer a propulsão do veículo. Os subprodutos da combustão, os gases de escape, são expelidos pelo sistema de exaustão (escapamento).

Este é o famoso ciclo de quatro tempos (admissão, compressão, combustão e escape), Otto (gasolina ou álcool) ou Diesel.

A primeira fase, de admissão, pode ser feita de duas formas: por aspiração natural ou forçada. Os motores aspirados (sem turbo) usam a gravidade para fazer a mistura entrar na câmara de combustão, admitindo uma determinada quantidade de mistura.

Os motores sobrealimentados, ou turbinados, ganham a ajuda do turbocompressor, cuja função consiste em empurrar uma quantidade maior de mistura ar/combustível para dentro da câmara, levando a ganhos expressivos de potência e torque, a depender da pressão do equipamento. Quanto maior for, maior o ganho de força do bloco.

Seu funcionamento é simples: a peça consiste de um caracol com uma entrada larga e saída estreita, a qual capta os gases de escape e o readmitem no motor. O afunilamento que ocorre dentro da turbina o faz entrar com grande pressão dentro da câmara, arrastando mais mistura nova junto com os gases de escape, somando as quantidades de ar e acelerando o ciclo de funcionamento.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

Outra grande vantagem consiste no fato de que grande parte do gás de escape que iria para a atmosfera é reintroduzido dentro do motor, reduzindo as emissões de gases ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do conjunto. Não há exagero em dizer que o turbo faz reciclagem de gases de escape.

A pressão do turbo é medida em bar ou quilograma força (kgf). Adeptos da preparação de motores vulgarmente falam “quilo”. A pressão costuma variar entre 1 a 5 kgf, sendo a mais comum 3,5 kgf, conhecido como “três quilos e meio” ou “treikilimei” no jargão dos preparadores.

Para turbos de fábrica, esta pressão raramente aparece por comprometer a durabilidade dos componentes. As mais usuais em turbos de fábrica são 1 kgf ou 1,5 kgf, em propulsores com foco em economia e confiabilidade, sem comprometer o bom desempenho.

Os sistemas de sobrealimentação mais antigos padeciam de alguns problemas, como a inércia para entrar em funcionamento, o famoso turbo lag, o qual tornava as respostas lentas em baixa rotação. Como os sistemas de injeção e coletores de admissão e escape não eram projetados para o maior fluxo de mistura e gases de escape, alto consumo também desestimulava os consumidores. O jogo virou quando duas novas tecnologias surgiram: o turbo de geometria variável e a injeção direta.

A turbina de geometria variável resolve o problema do atraso no acionamento da peça. Ele consiste de peças as quais mudam sua geometria automaticamente, tornando o afunilamento maior ou menor conforme a rotação do motor, possibilitando o funcionamento do sistema de sobrealimentação em baixas rotações com eficiência.

Alguns fabricantes como Porsche e Audi criaram sistemas com dois turbos de geometria variável ou um turbo que trabalha em conjunto com um compressor mecânico, melhorando ainda mais a eficiência.

A aplicação da injeção direta resolveu o problema do excesso de combustível admitido na câmara, causado pelo maior fluxo de ar empurrado pela turbina. Essa nova tecnologia injeta o combustível em partículas menores e mais bem distribuídas, trabalhando sempre com “mistura pobre” (muito ar e pouco combustível).

Resumindo: com ela, é possível obter o mesmo desempenho com menos combustível, contribuindo para a entrega de alto desempenho aliado a baixo consumo e emissão de poluentes.

O somatório das tecnologias resulta em um aumento na eficiência energética de 20% a 35% nos motores aspirados para 40% a até 55% nos sobrealimentados.

Na comparação entre motores aspirados e turbinados, pode-se constatar que deslocamentos semelhantes geram expressivo ganho de potência e torque sem aumento de consumo. O melhor exemplo consiste nos motores 2.0 aspirado e turbo da Volkswagen: o primeiro entrega 120 cv e 17,7 kgf.m de torque, enquanto o último rende 211 cv e incríveis 28,5 kgf.m. O consumo se mantém similar entre os dois.

Ao se confrontar motores de potência semelhante, com e sem sobrealimentação, este sempre entregará maior torque com menor deslocamento. O resultado será desempenho superior e consumo inferior no bloco equipado com turbo.

Dois exemplos, também da Volkswagen,são os motores EA111 1.6 aspirado e o EA211 1.0 turbo. Ambos giram 104 cv de potência, mas o primeiro entrega 15,8 kgf.m de torque, enquanto o outro rende 16,8 kgf.m de força.

Ambos montados no Fox e testados com gasolina, o 1.6 faz de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, enquanto o 1.0 TSI cumpre a prova em 8,5 segundos. Consumo? 10,7 km/l para o aspirado e 15,8 km/l para o turbo. Impressionante.

E no que concerne ao mote deste post, a consciência ecológica, todos sabem que a forma mais eficaz de reduzir as emissões de poluentes é diminuindo o consumo de combustível, resultado obtido com êxito pelos sobrealimentados. Somando a menor sede do motor com a reciclagem dos gases de escape, podemos afirmar categoricamente que o turbo é um aliado do meio ambiente.

Desconto na conta de luz da Cemig!

IMG_5346-300x200
Glauco Diniz Duarte – Turbo compressor automotivo
anima
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo-300x132
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Tonucci2
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara-do-Galo-Máscara-Atlético-Mineiro-Oficial-300x160
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto-Energia-Elétrica-300x243
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto-Conta-de-Luz-300x300
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig-BH-201x300
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções-300x130
TBIC Incorporações e Construções
Hotel-Corumbau-Jocotoka-Bahia-2-300x170
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco-Diniz-Duarte-1
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-2
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-3
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-4
Glauco Diniz Duarte
glauco-diniz-duarte-196
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-6
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-7
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-8
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-9
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-10
Glauco Diniz Duarte
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-1-300x166
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-2-300x202
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Anúncio-Site-Revista-Exclusive-2-300x38
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Alysson-300x146
Dentista Dr. Alysson Resende
nexo
Academia Exito
Go-Fit-Sports-atividades-físicas-no-seu-condomínio-300x148
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia-Êxito-unidade-castelo-BH-300x231
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia-Êxito-unidade-Ponte-Nova-300x140
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr.-Alysson-Resende-Invisalign-Doctor-Diamond-Emerald-Ortodontia-e-ortopedia-Facial-Dentista-de-BH-283x300
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign-Ortodontista-Credenciado-Dr.-Alysson-Resende-odontologia-300x293
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES-DE-PORCELANA-DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia-Vila-Rica-Belo-Horizonte-1
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço-Fitness-Aacademia-da-família-300x138
Espaço Fitness – A academia da família
ED-Amorim-Coquetelaria-Gastronomia-Viagens-e-Hotéis-1-300x70
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search-Engine-Optimization-Seo-Muniz-300x133
Search Engine Optimization – Seo Muniz
espaco-fitness-novo-300x146
Academia em Belo Horizonte
Portaria-remota-virtual-eletronica-Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária-Metropax-Funerária-Belo-Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia-e-Estudio-Fitburn-Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA-PARTICULAR-ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Cracha-300x225
Crachá
Fernanda-Cunha-Fotografie-Neugeborene-Bad-Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
Advogados-GGSA-Geraldo-Gonçalves-Sociedade-de-Advogados-1-300x300
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados-GGSA-1-300x294
Advogados GGSA
Jornal-on-line-BH-Mercado-Comum-300x75
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel-de-temporada-weekends-300x215
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL-BH-Camara-de-Dirigentes-Lojistas-de-Belo-Horizonte-300x169
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio-em-Ação-Dicas-para-seu-negócio-vender-mais-e-melhor-CDL-BH-300x70
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve-o-Sindico-Pesquise-e-Encontre-Prestadores-de-Servicos-para-o-seu-condominio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super-Blend-suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112