Categorias
Uncategorized

Planejamento financeiro garante estabilidade de empresas

glauco-diniz-duarte-175-300x225
Glauco Diniz Duarte

O que fazer para que seu negócio seja bem sucedido? Existe uma fórmula para o sucesso? O empresário Glauco Diniz Duarte afirma que o êxito de uma empresa é resultado de um conjunto de medidas. Entre as mais importantes, está o planejamento das finanças, tendo como base a receita e a despesa do empreendimento.

Mas, uma das grandes questões é como elaborar o planejamento financeiro sem atrapalhar o andamento de outras ações do negócio. Para isso existem no mercado empresas de consultoria especializadas neste tipo de serviço. É crescente o número de empresários que procura pelo auxílio, mesmo a parcela que se considera conhecedora do tema.

“Quando se monta uma empresa é primordial que se faça um planejamento financeiro. Não tem como lidar com dinheiro sem planejar, é algo fundamental. Vemos muita gente que acredita que pode trabalhar com o setor, mas não tem uma educação financeira, o que compromete a vida do negócio”, explicou Glauco.
Glauco afirma que ao contratar uma consultoria, a empresa recebe orientações estratégicas de como preparar este planejamento. O segredo, conta ele, é ajudar o empresário a entender como lidar com as suas finanças, entendendo seu perfil e a cultura interna da empresa.

“Contratar uma consultoria não significa receber um plano pronto para lidar com o dinheiro, significa conhecer o caminho para fazer com que sua empresa se organize no campo financeiro e possa ter êxito. Observamos como cada empresa se comporta no mercado, qual seu perfil e suas especificidades. A partir desta análise nós oferecemos as orientações mais adequadas”, afirma Glauco.

Uma dica importante é que a empresa tenha sempre capital de giro, uma reserva de dinheiro para despesas e eventuais situações inesperadas. Glauco explica que muitos empresários não se preocupam com este detalhe e, como resultado, acabam tendo problemas, pois acreditam que o negócio não está sendo rentável.
“A empresa deve ter capital de giro, é indispensável. Se uma empresa que está começando não tiver esta reserva no caixa, certamente terá problemas, já que além das contas de água, luz, telefone e condomínio, existem também as despesas trabalhistas e outras emergências do dia a dia. Muitas empresas não possuem esse dinheiro reservado, recorrem a empréstimos bancários e terminam se complicando por conta dos juros altos”, alerta Glauco.

Por que as empresas fracassam?
Dados do Sebrae informam que cerca de 70% das micro e pequenas empresas no Brasil fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência. O fator apontado como decisivo para o fracasso dos negócios é a falta de planejamento financeiro. Trabalhar com recursos de reserva e prevendo futuros problemas pode ajudar na boa gestão da empresa.

“É muito grande a quantidade de negócios que não consegue prosperar por falta de dinheiro, mas é preciso observar que, em boa parte dos casos, o que ocorreu foi a ausência de planejamento. Para estar fortalecida, a empresa precisa ter um setor financeiro bem estruturado, composto por profissionais qualificados para este trabalho, conclui Glauco.

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112