Ferramentas gerenciais são essenciais para uma melhor gestão organizacional. Por isso, o empresário Glauco Diniz Duarte selecionou dez ferramentas que, para melhorar a gestão em busca da excelência das organizações brasileiras, além de auxiliar os empresários de micro e pequenas empresas, se bem usadas, elas podem beneficiar todo o negócio.
Design Thinking
Faça com que seus produtos ou serviços sejam necessários para o consumidor, com um conceito ao seu redor. Adote o Design Thinking como filosofia de desenvolvimento do seu negócio. A ferramenta está dividida em quatro etapas: indicação, inspiração, ideação e implementação. Conheça a ferramenta e tire suas ideias do papel.
3Rs
Usada para empresas que querem adotar a sustentabilidade nos negócios. Ao adotar o reduzir, reusar e reciclar insumos e resíduos, o empreendedor pode tornar a sua organização mais eficiente e sustentável, criando uma equipe mais comprometida com o negócio e com o ambiente. A ferramenta também tem como objetivo reduzir custos e melhorar a imagem da empresa.
4Ps da Gestão da Inovação
Essa ferramenta pode auxiliar a empresa em relação à inovação, ao oferecer uma visão abrangente sobre como tema pode ser gerido em organizações de menor porte. São quatro áreas de precisão: propósito, processos, pessoas e políticas, aos quais o empreendedor deve se atentar para fortalecer a sua competitividade.
Fluxo de caixa básico
Com uma planilha do Sebrae, essa ferramenta auxilia o empreendedor, principalmente aquele que não tem formação na área, a gerenciar os valores que entram e saem da empresa. Seu objetivo é ajudar a estimar a evolução das entradas e saídas de caixa por dia e analisar em que momento a empresa chegará a um momento positivo, com o fluxo líquido positivo.
Análise SWOT
A ferramenta clássica da Administração incentiva o empreendedor a analisar a empresa de forma simples, objetiva e, principalmente, propositiva. Com ela, você identifica os pontos fortes e fracos, as oportunidades de melhoria e ameaças ao seu negócio. Também funciona como guia para definir um plano de ações para redução de riscos e aumentar o sucesso da empresa.
Poka Yoke
Do japonês “à prova de erros”, essa ferramenta é usada por empresas que precisam reduzir a quantidade de defeitos em produtos e falhas na operação, administração e prestação de serviço. São seis passos: constatação, análise, solução, teste, implementação e documentação.
70-20-10
Ferramenta apresenta técnicas para melhorar a performance e adicionar um elemento essencial para o sucesso: o envolvimento de todos os colaboradores. Para isso, é sugerido que o tempo de trabalho seja distribuído em: 70% de execução e entrega de atividades do dia a dia, 20% de reflexão sobre como fazer melhor o que é exigido da função e 10% de reflexão sobre como melhorar a eficiência e competitividade da empresa.
Diagnóstico da inovação
Em que pontos inovar? Essa ferramenta permite uma análise da capacidade de inovação da empresa. São três fases: questionário, análise das informações e plano de ação, que permitem que a organização tenha vantagens competitivas e adote medidas para que seu negócio seja mais inovador.
Definição de metas para pequenas e médias empresas
Definir metas significa assumir compromisso com você e com seus funcionários e demais partes interessadas, requer disciplina para colher os resultados. Bastante simples, essa ferramenta é baseada em conceitos já consagrados, tornando claros conceitos de objetivo, indicador e meta.
OBZ: Orçamento Base Zero
Com essa ferramenta, é possível entender de onde vem os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte, priorizar o fundamental e eliminar o supérfluo. Veja como estabelecer os recursos mínimos para a empresa atingir suas metas.