Categorias
Uncategorized

Que tempos são estes em que temos que defender o óbvio?

glauco-diniz-duarte-74-300x200
Glauco Diniz Duarte

Todos, de algum modo, sabem que empreender um negócio próprio no Brasil é muito, mas muito arriscado. Cerca de 60% dos novos negócios fecham suas portas nos primeiros cinco anos. E os que sobrevivem, não necessariamente têm sucesso. Em sua quase totalidade, simplesmente sobrevivem. No que diz respeito às startups inovadoras de tecnologia, mais de 90% das empresas não chegam ao segundo ano de vida.

Mas o que os novos empreendedores aprendem com a parcela majoritária que fracassou? Quase nada. Enquanto o sucesso é onipresente, o fracasso é invisível. O sucesso é popular, mas o fracasso é solitário. O sucesso é o agora e o fracasso é por muito tempo. Mas o que mais chama a atenção é que o sucesso é visto como sabedoria, mas o fracasso é a obviedade.

Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, o último levantamento do SEBRAE sobre as razões das pequenas empresas fecharem as portas, indica a falta de planejamento como a primeira causa mortis. Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado e mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa. Mas não é óbvio que os empreendedores deveriam se dedicar mais ao planejamento prévio?

Glauco explica que a segunda grande causa dos fracassos das novas empresas está relacionada à capacidade de gestão. Os negócios que fecham antes de completarem cinco anos aperfeiçoam menos seus produtos e serviços, não se atualizam tecnologicamente e não inovam continuamente em processos. Novamente, os novos empreendedores irão se perguntar se não é óbvio aperfeiçoar continuamente produtos e serviços da empresa, ter uma empresa sempre atualizada tecnologicamente e ainda inovar em processos.

E por fim, destaca Glauco, a terceira maior razão dos fracassos dos empreendedores está associada ao comportamento empreendedor. Empreendedor que não se antecipa aos fatos, em geral, fecha sua empresa em menos de cinco anos. Se não busca intensamente informações ou persegue os objetivos com insistência, tem o mesmo destino trágico. Mais uma vez, o empreendedor de primeira viagem vai achar que faz sentido alguém que não se antecipa aos fatos, não busca informação ou ainda que não é resiliente não conseguir liderar um negócio de sucesso.

No fim, as causas do fracasso são sempre percebidas como óbvias. E por serem vistas desta forma, são descartadas como oportunidades de aprendizados. Curiosamente, as causas do sucesso também são as mesmas, mas por serem bem executadas, se tornam… óbvias e por esta razão, muitos não conseguem enxergar as lições aprendidas.

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112