De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os princípios da gestão pela qualidade total (GQT), disseminados a partir de 1950, começaram a ser assimilados pela maioria das organizações apenas nas duas últimas décadas do século XX. Só então a qualidade começou a ser tratada como uma ferramenta estratégica e o mercado começou a valorizar o seu uso.
Com a aprovação de legislações de defesa do consumidor e a disseminação de normas internacionais na relação cliente-fornecedor, como a família ISO, a qualidade passou a fazer parte do cotidiano das organizações, independentemente do porte, ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada.
Glauco explica a importância da gestão da qualidade para o sucesso dos negócios.
Por que adotar a gestão da qualidade?
Principalmente porque proporciona uma visão sistêmica da organização e de seus negócios, é orientada para resultados e está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente.
O que diferencia uma organização voltada para a gestão da qualidade de uma que não pratica esse conceito?
A forma sistêmica de enxergar e entender os negócios da organização, ou seja, a sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema.
Que compromissos devem nortear a gestão da qualidade numa organização?
Primeiro, destaca Glauco, é necessário se posicionar conceitualmente, aplicando a metáfora que as organizações são como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos com os quais interagem e dos quais dependem, estruturados na forma de redes dinâmicas e abertas.
Esse posicionamento faz com que a organização repense fortemente seu papel, modelo de negócio, gestão de pessoas; entenda que fornecedores, sociedade e meio ambiente são aspectos integrantes de seu próprio negócio e que um dos seus principais ativos intangíveis é a qualidade de relacionamento.