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GLAUCO DINIZ DUARTE nova tecnologia em motor diesel

GLAUCO DINIZ DUARTE – Bosch testa nova tecnologia em motor diesel e promete redução drástica de emissão

GLAUCO DINIZ DUARTE – Bosch testa nova tecnologia em motor diesel e promete redução drástica de emissão

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GLAUCO DINIZ DUARTE – Bosch testa nova tecnologia em motor diesel e promete redução drástica de emissão

Bosch testa nova tecnologia em motor diesel e promete redução drástica de emissão. A Bosch anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que promete reduzir drasticamente as emissões de NOx me motores diesel. O anúncio foi feito na Europa e visa garantir a sobrevivência do motor movido pelo óleo combustível por mais algum tempo. A novidade é baseada no gerenciamento atualizado do EGR que é o sistema de recirculação de gases de escape para redução das emissões de poluentes.

Além disso, a Bosch diz que turbocompressor otimizado também garante uma drástica redução em óxido de nitrogênio, o vilão dos motores diesel. Para termos uma ideia, atualmente é permitido aos carros diesel na Europa emitir no máximo 168 mg/km de NOx. Em 2020, o limite cairá para 120 mg/km em condições reais de uso (teste WLTP) ou 80 mg/km em laboratório (NEDC). Note que nos próximos dois anos, o limite cairá pela metade e provavelmente todos os fabricantes de veículos diesel colocarão seus carros para andar no WLTP, pois o limite será maior.

Mas, a tecnologia da Bosch promete ir muito além. O sistemista alemão promete emissão de apenas 13 mg/km de NOx! Isso mesmo, um nível seis vezes mais baixo que o limite máximo do NEDC. A empresa não dá muitos detalhes sobre o que desenvolveu, mas ao apresentar um Golf TDI modificado para a imprensa automotiva europeia, os níveis de óxido de azoto durante a condução em trânsito urbano pesado foi de 40 mg/km.

Segundo a Bosch, a emissão de 13 mg/km de NOx é conseguida em um circuito de condução misto, ou seja, cidade e estrada. Mesmo com os jornalistas europeus fazendo três vezes mais que isso num Golf modificado, o nível de emissão ficou pela metade em relação ao limite de 2020. Mas, apesar de usar o hatch da VW, a empresa diz que o carro na verdade se converteu em um “demonstrador de tecnologia”.

“Nós reformamos completamente este motor porque queríamos ter um propulsor que não estivesse ligado a uma marca. Este não é um motor VW, este é um motor genérico”, diz Rolf Bulander, chefe de motores da Bosch. A empresa teria feito tantas modificações no motor original da Volkswagen, que ele acabou se transformando em outro produto. A empresa diz que as modificações na recirculação de gases e no turbocompressor garantem eficiência mesmo com o motor frio ou em condução urbana, onde os níveis de emissões são mais elevados. A resposta do sistema ao acelerador é imediata, garante a companhia.

Agora resta saber quanto isso vai custar e quando estará disponível para os fabricantes europeus, especialmente os alemães, pois para estes é urgente uma solução para tentar salvar o diesel neste fim de década. O Dr Volkmar Denner, diretor executivo da Bosch, diz: “Há um futuro para o diesel. Hoje, queremos pôr fim, de uma vez por todas, ao debate sobre o fim da tecnologia diesel”. Segundo o chefe, a empresa estaria “empurrando as fronteiras do que é tecnicamente viável ”.

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