Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE injeção de água para motores a combustão

GLAUCO DINIZ DUARTE – Como funciona a injeção de água para motores a combustão?

GLAUCO DINIZ DUARTE – Como funciona a injeção de água para motores a combustão?

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Como-funciona-a-injeção-de-água-para-motores-a-combustão-300x169
GLAUCO DINIZ DUARTE – Como funciona a injeção de água para motores a combustão?

Como funciona a injeção de água para motores a combustão? Já na Segunda Guerra, alguns aviões de caça alemães tinham injeção de água em seus motores a pistão. Assim, aumentava-se a taxa de compressão e, ao mesmo tempo, resfriava-se as câmaras de combustão.

Mais de 70 anos depois, a Bosch traz o sistema à tona com o objetivo de aumentar a potência e reduzir emissões e consumo em motores modernos e que já sofreram downsizing.

De acordo com a empresa, 20% do combustível injetado no motor em altos regimes é perdido na refrigeração da câmara de combustão. É aí que entra a tecnologia WaterBoost, injetando água destilada no motor antes da combustão.

Isso reduz a temperatura na câmara e, consequentemente, a ocorrência de pré-ignição. Assim, o motor funciona melhor e o turbocompressor pode trabalhar com pressão maior.

Como a água evapora antes da combustão, não há problema com corrosão: seus vapores sairão pelo escape normalmente. Essa água fica em um reservatório de 5 litros. É pouco, mas suficiente para percorrer até 3.000 km. Não há problema em andar sem água, mas o rendimento do motor cairá.

A economia de combustível chega a 13%, com a consequente redução de emissões de 4% (face um aumento de 5% na potência), segundo a Bosch.

A tecnologia já foi aplicada no BMW M4 GTS, com motor 3.0 de 500 cv e cuja produção foi limitada em 700 unidades. Mas a Bosch pretende popularizar essa tecnologia a partir de 2019, quando também será utilizada por outras marcas.

Potência líquida

Graças à injeção de água, o BMW M4 GTS passou de 430 cv e 56,1 mkgf (números do M4 original) para 500 cv e 61,1 mkgf. O sistema utilizado nele tem reservatório específico no porta-malas, mas a Bosch diz que seria possível reaproveitar a água condensada pelo ar-condicionado.

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-1-300x200
GLAUCO DINIZ DUARTE – Como funciona a injeção de água para motores a combustão?

 

GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica

 

Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel

 

TBIC-Incorporações-e-Construções-300x130
TBIC Incorporações e Construções
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112