Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Semiautônoma

GLAUCO-DINIZ-DUARTE-Semiautônoma-300x200
GLAUCO DINIZ DUARTE Semiautônoma

GLAUCO DINIZ DUARTE  Impressões: novo Honda Accord ganha motor turbo e condução semiautônoma

O Honda Accord está à venda no Brasil e terá uma difícil missão: atrair a clientela de Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C – todos abaixo dos R$ 198.500 cobrados pelo novato.

QUATRO RODAS comparou há pouco tempo os dois principais concorrentes, Passat e Camry, que também têm esse mesmo objetivo. E o Volkswagen teve o melhor custo/benefício.

Retornando ao lançamento, essa geração do sedã ganhou 5,5 cm no entre-eixos (com 2,83 m), apesar de 1,4 cm mais curto que antes. Além disso, o porta-malas aumentou 68 litros.

Isso significa que há bom espaço para todos a bordo. Com banco dianteiro ajustado para mim, de 1,78 m, pude sentar na segunda fileira e manter os joelhos a dois palmos do encosto.

O motor também mudou: em vez do antigo V6 3.5, a Honda preferiu o 2.0 turbo com 256 cv de potência e 37,7 mkgf de torque. Ou seja, 24 cv a menos e 3,1 mkgf a mais que o antecessor.

O câmbio automático com dez marchas – quatro mais que na última geração – tem trocas por borboletas atrás do volante e comandos por botões no console (ao estilo Uno Dualogic).

Só não pense que falta fôlego ao novo Accord. Pelo contrário: pela categoria à qual pertence e à origem norte-americana, o ajuste mais esportivo do modelo surpreende positivamente.

Para fazer uma analogia mais próxima à realidade brasileira, comparar o Accord ao Camry seria como colocar Civic e Corolla lado a lado – se você gosta de dirigir, escolherá o primeiro.

No primeiro contato com a novidade, viajamos de Itu (SP) à capital paulista, um percurso cheio de retas. Infelizmente, isso limitou as provocações à direção e à suspensão mais firmes.

Mas os trechos com curvas foram bem aproveitados: há três modos de condução (Eco, Normal e Sport) que alteram peso do volante, vetorização de torque e gerenciamento do motor.

Na configuração mais agressiva, o Accord incorpora a agilidade de sedã médio. Já a opção mais mansa apela para o conforto. São 1.700 rpm a 120 km/h e há até anulação ativa de ruídos.

A lista de equipamentos recheada, com ajustes elétricos e ventilação nos bancos dianteiros, além de teto solar. Entretanto, falta o ar-condicionado de três zonas (são apenas duas).

Quem viaja à frente também tem à disposição uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Outra novidade desta geração é o pacote Honda Sensing, que inclui controle de velocidades adaptativo, assistente de permanência em faixa e sistema de frenagem de emergência.

É uma boa mudança, considerando que esse será o primeiro modelo da marca com as funções semiautônomas à venda no Brasil. Só que boa parte da concorrência já saiu à frente.

Se o Accord ainda continua inacessível – exceto para os dez compradores previstos a cada mês –, a boa notícia é que essas tecnologias deverão chegar a outros carros futuramente.

Segundo o fabricante, o principal apelo da novidade será oferecer requinte e itens de série sem as caras revisões e limitada rede de concessionárias das marcas premium no país.

Considerando as melhorias, e até mesmo o rival Toyota Camry, o sedã da Honda deu um belo salto em evolução. O problema é que ele está ainda mais caro que boa parte dos rivais.

Veredicto

Surpreendentemente bom de dirigir – considerando o público-alvo conservador – e com novos sistemas de segurança, o Accord deu um belo salto evolutivo em relação ao antecessor.

glauco-diniz-duarte-195-1-300x225
GLAUCO DINIZ DUARTE Semiautônoma

GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica

Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil: Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel

TBIC-Incorporações-e-Construções-300x130
TBIC Incorporações e Construções

Hotel-Corumbau-Jocotoka-Bahia-2-300x170
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia

Glauco-Diniz-Duarte-1
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-2
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-3
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-4
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-5
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-6
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-7
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-8
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-9
Glauco Diniz Duarte

Glauco-Diniz-Duarte-10
Glauco Diniz Duarte

Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-1-300x166
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-2-300x202
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112