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GLAUCO DINIZ DUARTE  2019: o ano que trará Onix, Prisma, HB20 e Sandero renovados

Embora o segmento de SUVs seja o que mais cresce no Brasil, é inegável que o maior filão continua a ser o dos hatches compactos. Ainda com cheirinho de novos, o Volkswagen Polo e o Fiat Argo são bons exemplos desse movimento e ganham mercado mês a mês. Mas terão a companhia de dois rivais capazes de lutar pela liderança geral em termos de volume: Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Chevrolet Onix

Criado em conjunto com a parceira chinesa SAIC, o novo Chevrolet Onix será global — pelo menos para os países emergentes. A plataforma GEM entrega isso na sigla (Global Emerging Markets), mas será em carros para mercados consolidados, caso do novo Tracker. Conforme Autoesporte antecipou, o lançamento do hatch deve ser no início do segundo semestre.

O entre-eixos terá 2,60 metros, exatos 2 centímetros a mais do que o dos atuais Onix e Prisma. A plataforma vai ajudar a ganhar uns centímetros extras para os passageiros. Podemos esperar por um compacto bem mais espaçoso, o que ampliará a vantagem em relação a concorrentes menores e ao próprio HB20. A medida é a mesma do Nissan Versa e tem 1 centímetro a mais que o Renault Sandero, referências de espaço nos seus respectivos segmentos.

SAIBA MAIS

De acordo com a Chevrolet, o hatch atual leva 280 litros. Na medição da Autoesporte, o compartimento provou ter 313 litros, volume que o deixa atrás praticamente só do Renault Sandero (347 litros na nossa medição). O novo tem a traseira um pouco mais prolongada e pode aumentar esse volume.

Confirmados pelo fabricante, o investimento na fábrica de motores da General Motors em Joinville, Santa Catarina, dará origem a uma nova linha de motores 1.0 de três cilindros. Na versão aspirada, o propulsor promete mais potência e torque do que o atual quatro cilindros. A potência certamente será superior aos atuais 80 cv (com etanol) e o torque passará de 10 kgfm, ante 9,8 kgfm do antecessor. Por outro lado, as transmissões automática e manual de seis marchas serão mantidas.

No entanto, a grande novidade ficará por conta do primeiro 1.0 turbo lançado pela Chevrolet no Brasil. O motor está em uso no exterior em modelos como o Opel Adam, que tem duas faixas de potência (90 cv e 115 cv) e torque de 16,8 kgfm. Ele deve render cerca de 120 cv por aqui, faixa semelhante ao 1.0 TSI da Volkswagen. Afora o turbo, o GM chinês conta com um 1.3 aspirado, não confirmado para o Brasil.

Hyundai HB20

Segundo fonte da Hyundai, o novo HB20 vai chegar a tempo de concorrer ao próximo Carro do Ano, cujas inscrições terminam em outubro. A chegada é prevista para meados do ano. Será uma renovação quase completa. Ao contrário do Onix, que terá plataforma inteiramente nova, o HB20 vai apostar em uma variante reformada da arquitetura PB. Conforme Autoesporteadiantou com exclusividade, o modelo terá um facelift muito profundo, mais ou menos como ocorreu com a segunda geração do Renault Sandero.

Como a plataforma será mantida, o entre-eixos não crescerá na mesma medida do rival. Se o atual HB20 tem 2,50 metros, o novo será apenas um pouco maior. Uma fonte chegou a dizer que o entre-eixos será o mesmo, o que não duvidamos.

De qualquer maneira, outros elementos vão mudar para oferecer mais espaço, principalmente àqueles que vão no banco de trás, tais como reposicionamento dos assentos ou uso de um banco dianteiro com estrutura um pouco mais fina. Quanto ao espaço para bagagens, o novo Hyundai manterá a medida na faixa dos 300 litros (276 litros aferidos), considerada razoável para os compactos menores.

A geração antiga do hatch nem levou em consideração itens na época tidos como alienígenas para compactos de entrada com motor 1.0, tais como controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Se você buscar na memória, vai lembrar que, na ocasião, nem sequer freios ABS eram obrigatórios.

O próprio HB20 oferecia apenas airbag duplo antes da obrigatoriedade para todos os carros entrar em vigor em 2014.  Além de aços de maior resistência aplicados em pontos-chave, como as colunas centrais, o compacto deve incorporar as salvaguardas eletrônicas na maioria das versões.

Quanto aos motores, o 1.0 Gamma vai passar por atualizações e terá versão turbo com injeção direta, uma evolução em relação ao atual, que utiliza apenas injeção eletrônica e responde por poucas vendas. Nesse caso, o motor 1.6 aspirado tem grandes chances de dar adeus, pois a faixa de rendimento será bem semelhante.

Se o 1.0 turbo aplicado no HB20 antigo gera 105 cv e 15 kgfm, o novo vai chegar mais próximo dos 128 cv e 16,5 kgfm do 1.6 aspirado. Afora isso, o três cilindros sobrealimentado promete entregar força semelhante, mas em um regime bem menor do que o exigido pelo 1.6 litro, capaz de entregar toda a sua força a 4.500 rpm.

A novidade não descarta o Gamma 1.0 aspirado, que será mantido como opção mais em conta. Da mesma forma, os câmbios manual e automático de seis marchas devem ser regra. A caixa mecânica de cinco marchas talvez seja descontinuada.

Renault Sandero

O Sandero e Logan reestilizados serão os principais lançamentos da Renault para 2019. Os compactos foram reestilizados em 2016 na Europa, mas a demora em relação ao lançamento no Brasil tem sua razão de ser. O facelift será bem mais extenso do que o apresentado lá fora, especialmente no caso do hatchback, e o lançamento deve ocorrer antes do segundo semestre.

O registro feito pelo fabricante francês no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)acabou entregando as diferenças em relação aos modelos da Dacia na matriz. Com lanternas maiores ao estilo dos Renault europeus, o Sandero vai ganhar um ar mais premium.

As peças têm desenho tridimensional e se prolongam até a tampa do porta-malas. Para reforçar essa impressão de carro mais caro, os faróis também ganharam filetes de LEDs.

A mecânica também será refinada. Nem tanto quanto aos motores, os 1.0 SCe e 1.6 ainda são recentes na gama e continuam como estão, mas o câmbio CVT presente nos primos da Nissan e no Captur/Duster será aplicado pela primeira vez no Sandero e Logan, que sempre tiveram os automatizados como única opção para aqueles que desejam dar uma folga para o pé esquerdo. 

Também podemos esperar por compactos mais equipados, com airbags laterais e a ampliação da oferta dos controles eletrônicos de tração e de estabilidade. Conforme Autoesporte revelou, a estrutura deles será reforçada. O pacote de atualizações incluirá também atualizações na central Media Nav, que ainda deve compatibilidade com Android Auto (Google) e Carplay (Apple).

Volkswagen Polo GTS

Ver a sigla GTS reeditada pela Volkswagen no Polo e Virtus chega a dar aquela acelerada no coração dos entusiastas. Ambos já tem lançamento confirmado pelo fabricante e virão equipados com o conhecido motor 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio será sempre o automático de seis marchas, sem opção de manual. Para compensar, a caixa pode ter até relações encurtadas, o que deve garantir uma aceleração de zero a 100 km/h abaixo dos 8 segundos.

Claro que um esportivo não é feito apenas de desempenho. A imagem conta horrores neste nicho de mercado. O estilo do conceito apresentado no Salão de São Paulo toma muito do Polo GTI 2.0 TSI europeu (testado por Autoesporte), que não tem chances de vir para o mercado brasileiro por conta de custos. O hot hatch alemão iria sair muito caro, bem mais de R$ 100 mil, o que o deixaria quase na faixa de mercado do próprio Golf GTI.

Conheça o novo Volkswagen Polo

São novos os filetes vermelhos e o kit aerodinâmico, formado por para-choques mais agressivos e saias laterais. Os faróis de LEDs também são emprestados do GTI. As saídas de escape duplas vão garantir uma sonoridade mais grave. Só que algumas peças devem mudar na versão de produção.

A Volkswagen não divulgou muitos detalhes mecânicos. Por ora, dá para notar que o esportivo tem freios a disco (ventilados na dianteira e sólidos na traseira) de maior diâmetro, algo permitido pela adoção de grandes rodas aro 18 calçadas em pneus esportivos 215/40. 

Kia Rio

Eterna promessa para o mercado nacional, o Kia Rio foi confirmado para 2019. O modelo vai vir do México com motor 1.6 aspirado flex de 128/122 cv e 16,8/16,3 kgfm de torque. Como a faixa de preço pode deixá-lo em par com os compactos premium mais rechados, é grande a chance do câmbio automático de seis marchas ser a principal opção, embora o compacto também tenha um manual com o mesmo número de velocidades.

Para tentar ser competitivo em uma seara atualmente habitada pelo Volkswagen Polo e Fiat Argo, o Kia conta com um bom pacote de itens. O mexicano tem ar-condicionado digital, tela multimídia de sete polegadas, partida sem chave, teto solar elétrico, volante multifuncional e lanternas de LEDs. Em termos de segurança, há seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), controle de estabilidade e de tração e hill holder (que segura o carro no freio para você poder sair da inércia em ladeiras com facilidade.

Chevrolet Cruze

Tal como o sedã, o Chevrolet Cruze Sport6 tem reestilização confirmada para 2019. O hatch médio vai ter estilo frontal bem mais agressivo, com enormes entradas de ar falsas e outros retoques. O motor 1.4 turbo de até 153 cv e 24,5 kgfm continua como está e o mesmo vale para o câmbio automático de seis marchas.

 

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