De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, pensar os negócios estrategicamente é uma exigência para a manutenção da competitividade das empresas. Com a implantação da gestão estratégica, é possível antecipar as tendências do negócio no futuro e desenvolver o pensamento estratégico. Assim, o alinhamento da equipe e dos processos com o foco estratégico passa a ser uma rotina na organização.
Glauco explica que na construção do modelo de gestão estratégica, as empresas analisam os cenários e definem pelo aproveitamento das oportunidades. A partir das oportunidades identificadas, são definidas as estratégias de médio e longo prazos.
Ao operacionalizar a estratégia definida, as empresas necessitam fortalecer todos os seus processos de negócio. Esses processos suportam a sua vantagem competitiva e são como elos de uma corrente que reforçam tanto a estratégia como a proposta de valor da empresa.
Segundo Glauco, para o sucesso na execução da estratégia é necessário que a as equipes entendam qual o seu papel e contribuição nos processos de negócio que entregam valor para o cliente: produzir, atender mercado, suprir, administrar recursos financeiros e humanos.
O líder estratégico tem a função de solucionar as lacunas de desempenho dos profissionais e dos processos chave, por meio de planos operacionais alinhados com os objetivos e estratégias definidas.
A execução da gestão estratégica depende da priorização de investimentos nos processos e pessoas que agregam valor à estratégia e criam valor para o cliente.
Resultados da implantação do modelo de Gestão Estratégica mais identificados nas empresas:
• Visão de conjunto e comunicação clara em todos os níveis
• Maior solidez da cultura organizacional
• Agilidade nas decisões
• Profissionais desafiados e motivados
• Criação de valor para o cliente através dos processos de negócio
• Definição dos objetivos de rentabilidade, crescimento e inovação a serem alcançados
• Projetos estratégicos definidos para o longo prazo
• Desdobramento das estratégias em planos operacionais